Para que serve o DPS em uma instalação elétrica?
Índice
- Para que serve o DPS em uma instalação elétrica?
- Onde deve ser instalado o DPS?
- Como saber a classe do DPS?
- Qual DPS usar em 220V?
- Qual é a função do IDR na instalação e quando ele dever ser utilizado?
- Por que o DPS não compromete a instalação do DPS?
- Como o DPS pode ser protegido?
- Como realizar a ligação do DPS?
Para que serve o DPS em uma instalação elétrica?
O DPS (Dispositivo de Proteção contra surtos) é um dispositivo muito importante e que só pode ser instalado através de um aterramento. O DPS tem como função proteger diretamente a rede elétrica interna ou o equipamento contra uma sobre carga (pulso de alta tensão) causada por um surto atmosférico externo.
Onde deve ser instalado o DPS?
Segundo a norma NBR 5410, o DPS deve ser instalado em todas as instalações elétrica com o objetivo de prevenir surtos elétricos na rede! A norma permite que a instalação do DPS seja feita tanto antes, quanto depois do disjuntor geral.
Como saber a classe do DPS?
Classe I. Demonstração da primeira classe do DPS. Os DPS classe I são os dispositivos utilizados na proteção contra os efeitos das descargas diretas, então a sua instalação é realizada no ponto de entrada da instalação. O DPS classe I é o mais robusto em relação à capacidade de descarga.
Qual DPS usar em 220V?
Por questões práticas convenciona-se que para um sistema cuja tensão nominal (entre fase e neutro) é de de 220 utiliza-se DPS de Uc igual a 275V e assim por diante.
Qual é a função do IDR na instalação e quando ele dever ser utilizado?
Como acabamos de ver, o IDR causa muita confusão quanto ao nome, pois tanto podem ser encontrados no mercado como DR tanto como IDR, mas duvido que após esse post você ainda tenha dúvidas quanto a isso. Agora que isso ficou claro, iremos entender qual é a função de um IDR na instalação e quando ele dever ser utilizado.
Por que o DPS não compromete a instalação do DPS?
Para que um problema com o DPS não comprometa a instalação, são necessários sistemas externos de proteção, para que eles possam “falhar de forma segura”. Portanto, a instalação de um dispositivo de proteção contra sobrecorrentes à montante, ou seja, antes do DPS é fundamental e necessária!
Como o DPS pode ser protegido?
Mas, na ligação em paralelo, o DPS pode ser protegido por meio do dispositivo de proteção instalado no cabo de conexão do DPS. Dessa maneira quando o dispositivo de proteção entrar em ação, apenas o circuito protegido é desligado e o resto da instalação continua energizada. Espero que tenham gostado das dicas de hoje.
Como realizar a ligação do DPS?
Existem somente duas maneiras de realizar a ligação do DPS, a ligação em série e a ligação em paralelo. Na ligação em série, o DPS está protegido por meio do dispositivo de proteção instalado no quadro de distribuição em série com o DPS. No caso de sobrecarga no DPS, o dispositivo de proteção dispara desligando toda a instalação.