Quais são as origens e como acontece às Cavalhadas de Pirenópolis?

Índice

Quais são as origens e como acontece às Cavalhadas de Pirenópolis?

Quais são as origens e como acontece às Cavalhadas de Pirenópolis?

As cavalhadas são representações teatrais com base na tradição européia da Idade Média, as mais importantes cavalhadas ocorrem na cidade de Pirenópolis, Goiás. No século VI, Carlos Magno, um guerreiro cristão, batalhou contra os sarracenos, de religião islâmica, pela defesa da região sul da França.

Quando acontecem as Cavalhadas de Pirenópolis?

A certeza é que os Mascarados alegram todas as Cavalhadas do Brasil. Em Pirenópolis, saem às ruas, a pé ou a cavalo, a partir do sábado, sendo em totalidade, principalmente, no domingo do Divino, no Campo das Cavalhadas.

Como acontece às Cavalhadas de Pirenópolis e em quais cidades goianas é realizada Esse evento Cavalhadas )?

As Cavalhadas de Pirenópolis do município de Pirenópolis, em Goiás, onde a festa inclui também personagens Mascarados (folclore) que representam o povo. Vestindo roupas coloridas e montando cavalos enfeitados, eles saem pelas ruas a galope, fazendo algazarra. A encenação dura três dias, cada um deles com uma batalha.

O que seria a Arena das Cavalhadas?

A arena das cavalhadas é uma estrutura de concreto quadrangular com área equivalente a um campo de futebol. Ela é composta por lados com dois níveis horizontais, as "passarelas" norte e sul, que interligam duas arquibancadas. ... A percepção da tarde de cavalhada como um momento de socialização é generalizada na cidade.

Qual a importância das Cavalhadas para o Estado de Goiás?

Sobre os 200 anos de tradição do evento, o político afirmou que as Cavalhadas busca valorizar a tradição, além de preservar e incentivar a manifestação da história, folclore e religiosidade do povo goiano. “O estado de Goiás conseguiu ser referência nacional na divulgação de eventos culturais e religiosos.

Qual o objetivo das cavalhadas?

Reconhecida como uma das mais significativas cavalhadas do Brasil, esta festa virou símbolo e modelo para outras cidades. ... No Brasil esta representação dramática foi introduzida, sob autorização da Coroa, pelos jesuítas, com o objetivo de catequizar os gentios e escravos africanos, mostrando nisto o poder da fé cristã.

Postagens relacionadas: