Como interpretar uma curva de insulina?
Índice
- Como interpretar uma curva de insulina?
- Qual a diferença entre curva glicemica e curva Insulinica?
- O que significa a insulina baixa?
- Para que serve o exame de curva glicêmica e Insulinica?
- O que é insulin?
- O que acontece quando o nível de insulina está alto?
- Como diminuir a excreção de insulina?
- Qual a causa do excesso de insulina?
- Qual o valor de insulina acima do normal?
- Quais são os exames da curva glicêmica?
Como interpretar uma curva de insulina?
A interpretação do exame pode ser feita após 2 horas, da seguinte forma:
- Normal: inferior a 140 mg/dl;
- Resistência à insulina: entre 1 mg/dl;
- Diabetes: igual ou superior a 200 mg/dl.
Qual a diferença entre curva glicemica e curva Insulinica?
Ao contrário da curva glicêmica cujo principal objetivo é verificar se o paciente apresenta algum distúrbio do metabolismo da glicose, a curva insulinêmica consiste em exame indicado para avaliar o aumento da insulina em resposta à sobrecarga de glicídios (resistência insulínica).
O que significa a insulina baixa?
Hipoglicemia é um distúrbio provocado pela baixa concentração de glicose no sangue e que pode afetar pessoas portadoras ou não de diabetes. A insulina é um hormônio produzido pelo pâncreas que promove a entrada da glicose nas células.
Para que serve o exame de curva glicêmica e Insulinica?
O exame da curva glicêmica, também chamado de teste oral de tolerância à glicose, ou TOTG, é um exame que pode ser solicitado pelo médico com o objetivo de auxiliar no diagnóstico de diabetes, pré-diabetes, resistência à insulina ou outras alterações relacionadas às células pancreáticas.
O que é insulin?
Taxa de insulina sanguínea.
O que acontece quando o nível de insulina está alto?
A insulina alta reflete uma resistência a insulina ou seja essa insulina está tão elevada que não está dando conta de fazer com que sua glicemia seja transportada até as suas células.
Como diminuir a excreção de insulina?
Doenças de fígado ou de coração avançadas podem diminuir a excreção de Insulina e também causar níveis elevados no sangue. Níveis reduzidos de Insulina podem indicar condições onde há diminuição da produção do hormônio:
Qual a causa do excesso de insulina?
Diabetes Mellitus Tipo 2 (exceto fase avançada, quando o Pâncreas já não consegue mais secretar Insulina); Mutações genéticas do receptor de Insulina. Em alguns casos, o excesso de Insulina também pode ser causado por um tumor secretor de Insulina: são os chamados Insulinomas.
Qual o valor de insulina acima do normal?
Valores de Insulinemia acima do normal podem indicar resistência insulínica. Isso significa que a Insulina não consegue carregar o açúcar para dentro das células corretamente e, por isso, o Pâncreas tenta compensar esse problema secretando um excesso de Insulina. As condições associadas com resistência insulínica incluem:
Quais são os exames da curva glicêmica?
Com isso, o médico consegue fazer uma espécie de mapa sobre a sua saúde. Entre os vários exames, existe um em específico que vamos abordar nessa reportagem: o da curva glicêmica. 1 Também chamado de teste oral de tolerância à glicose, ele mostra de que maneira o açúcar atua no sangue após a ingestão de determinados alimentos.