Como ler um exame de gasometria?
Índice
- Como ler um exame de gasometria?
- Qual o normal da gasometria?
- O que é o BE na gasometria?
- O que significa pO2 alto na gasometria?
- Como é feito o exame de gasometria arterial?
- Como saber se a gasometria está compensada ou descompensada?
- Para que serve o base excess?
- Como interpretar o base excess?
- O que causa PCO2 alto?
Como ler um exame de gasometria?
Na alcalose metabólica, ocorre um aumento de HCO3 na gasometria e, consequentemente, elevação do pH (alcalose). A resposta compensatória deve ser uma hipoventilação a fim de reter o CO2. Para avaliar essa resposta compensatória, calcula-se o valor do pCO2 através da fórmula: pCO2 = [HCO3] + 15 ± 2.
Qual o normal da gasometria?
Os valores normais do exame gasometria arterial são: pH: 7.35 - 7.45. pO2 (pressão parcial de oxigênio): mmHg. Bicarbonato (HCO3): 22 - 26 mEq/L.
O que é o BE na gasometria?
Nesta avaliação também é necessário observar alguns outros parâmetros como o excesso de base (BE), a glicose e o lactato. “Um exemplo importante de acidose de origem metabólica é a acidose lática, que ocorre quando pH e HCO3- estão diminuídos e a concentração de lactato está aumentada”, explica Bárbara.
O que significa pO2 alto na gasometria?
A pO2 dentro do seu valor mmHg determina uma boa eficácia das trocas de oxigênio entre alvéolos e capilares pulmonares. Se a pO2 se encontrar abaixo de 80 mmHg, há um quadro de hipoxemia. Se por outro lado, estiver acima de 100 mmHg, chamamos de hiperoxemia.
Como é feito o exame de gasometria arterial?
A gasometria arterial é realizada por punção na artéria do braço ou perna do paciente. No entanto, a artéria radial tem prioridade para a coleta de sangue. Nesse caso, é preciso realizar a punção da pele e da parede da artéria seguindo seu trajeto.
Como saber se a gasometria está compensada ou descompensada?
Portanto, se a gasometria mostra uma compensação parcial devemos rever as três etapas: Primeiro: avaliar o pH e verificar se há acidose ou alcalose. Segundo: avaliar a PCO2. Como vimos, em uma situação descompensada o pH e a PCO2 movem-se em direções opostas, se a alteração é primariamente respiratória.
Para que serve o base excess?
O componente metabólico do equilíbrio ácido-básico do sangue é refletido no Excesso de Base ou Base Excess. ... Este valor é fixo, e funciona como uma espécie de valor de referência esperado para a soma das bases. Se todas as bases somadas não corresponde ao valor de referência do Buffer Base, esse excesso é o Base Excess.
Como interpretar o base excess?
O valor normal para o Base Excess é entre a faixa de -3 a +3. Se tivermos um valor de bases menor que -3, o organismo está perdendo bases por um distúrbio primário (acidose metabólica) ou compensatório (alcalose respiratória – excreção maior de bases para compensar uma diminuição da PCO2).
O que causa PCO2 alto?
As causas comuns de PCO2 baixa são: alcalose respiratória primária, asma, insuficiência cardíaca e pneumonia e para PCO2 elevada são: acidose, respiratória primária, doença pulmonar crônica e depressão do SNC.