O que é o eixo de simetria de uma função?
Índice
- O que é o eixo de simetria de uma função?
- Como descobrir a simetria?
- Como saber quantos eixos de simetria tem uma figura?
- Qual a simetria de uma borboleta?
- Como encontrar o eixo de simetria?
- Como encontrar o eixo de simetria?
- Quais são as raízes de uma função quadrática?
- Será que seu eixo de simetria é igual a zero?
- Quais são os coeficientes da função quadrática?
O que é o eixo de simetria de uma função?
Como o gráfico de uma função é o conjunto de pontos do plano da forma (x, f(x)), temos que f(x) = y = f(-x), para todo x no domínio de f. O eixo y é chamado eixo de simetria da função f.
Como descobrir a simetria?
O termo simetria vem do grego syn (junto) + metron (medida ou a qualidade do que tem a mesma medida). Sendo assim, se um elemento é separado em partes e ambas, quando sobrepostas, têm o mesmo tamanho, ele é considerado simétrico.
Como saber quantos eixos de simetria tem uma figura?
Mas há algo especial sobre os quadrados. Eles também podem ser divididos ao meio na diagonal. Isso significa que o quadrado tem os dois eixos de simetria que todos os retângulos possuem mais dois, cada diagonal. Todos os quadrados têm quatro eixos de simetria.
Qual a simetria de uma borboleta?
Sem dúvida, a simetria das borboletas é facilmente observada. ... Borboletas são, teoricamente, animais bilaterais (como seres humanos) e são mais ou menos simétricas em relação ao plano sagital que divide o corpo em metades esquerda e direita.
Como encontrar o eixo de simetria?
Para calcular o eixo de simetria de um polinômio de segunda ordem na forma ax2 + bx +c (uma parábola), use a fórmula x = -b / 2a. No exemplo acima, a = 2 b = 3 e c = -1. Substitua os valores e você encontrará: x = -3 / 2(2) = -3/4.
Como encontrar o eixo de simetria?
Perceba o eixo de simetria. Se você conseguir encontrar um ponto, vamos chamá-lo de “b”, no eixo x, onde uma reta sobre ele dividiria o gráfico em duas metades iguais espelhadas, então a reta x = b é o eixo de simetria procurado. O tamanho dos eixos x e y deve ser grande o suficiente para permitir que o formato do gráfico seja visto de forma clara.
Quais são as raízes de uma função quadrática?
Encontre os zeros da função f (x) = x 2 – 5x + 6. Substituindo esses valores na fórmula de Bhaskara, temos: Portanto, as raízes são 2 e 3. Observe que a quantidade de raízes de uma função quadrática vai depender do valor obtido pela expressão: Δ = b2 – 4. ac, o qual é chamado de discriminante.
Será que seu eixo de simetria é igual a zero?
E seu eixo de simetria será ao longo do eixo "x = 2" (ao longo do eixo vertical "x = 2"). Esse será seu eixo de simetria. Agora, se estivermos curiosos quanto a alguns outros pontos apenas porque desejamos esboçar esse gráfico, a gente pode questionar o que acontece quando "x" é igual a zero.
Quais são os coeficientes da função quadrática?
Sendo assim, os coeficientes da função quadrática dada são: a = 1 b = - 3 c = 4. Raízes da Função. As raízes ou zeros da função do segundo grau representam aos valores de x tais que f(x) = 0. As raízes da função são determinadas pela resolução da equação de segundo grau: f(x) = ax 2 +bx + c = 0