Como interpretar uma análise horizontal?

Índice

Como interpretar uma análise horizontal?

Como interpretar uma análise horizontal?

A análise horizontal se baseia na comparação entre resultados de um mesmo indicador em relação a períodos anteriores. Ela recebe esse nome, inclusive, porque na maioria das vezes é feita ao dispor diferentes dados um do lado do outro para a comparação.

Qual a importância da análise vertical e horizontal?

E as análises vertical e horizontal são importantes para o controle financeiro, pois comparam números e resultados. Como qualquer relatório financeiro, eles nos mostram o caminho que a empresa está tomando, ele te sinaliza qual decisão precisa ser tomada.

Qual a diferença entre a análise vertical e a análise horizontal?

Enquanto a análise vertical foca em um mesmo período para comparar o desempenho de diversas áreas ou setores da empresa, a análise horizontal acompanha o desempenho de uma mesma área na comparação entre períodos diferentes.

Qual a metodologia de cálculo da análise vertical?

A metodologia de cálculo da Análise Vertical é simples e consiste em calcular o percentual de cada conta em relação a um valor base. Na AV de um Balanço calcula-se o valor percentual de cada conta em relação ao total do Ativo. A fórmula da Análise Vertical é: AV = Conta (ou grupo de contas) /Ativo total (ou passivo total) x 100

Qual o impacto de uma análise vertical?

Outra coisa a salientar é que mesmo um item tendo maior variação que outro – seja para mais ou para menos – ao longo do tempo, somente avaliando em conjunto com a Análise Vertical é possível entender seu real impacto, uma vez que cada item tem um peso diferente na composição do total.

Como são conduzidos os métodos de análise horizontal e vertical?

E não esqueça: ambos os métodos são conduzidos utilizando as mesmas demonstrações financeiras, sendo que tanto a Análise Horizontal quanto a Análise Vertical são igualmente importantes para tomadas de decisão.

Postagens relacionadas: