Como interpretar na psicoterapia breve Psicodinamica?
Índice
- Como interpretar na psicoterapia breve Psicodinamica?
- Qual é o critério de indicação de um paciente para a psicoterapia breve?
- O que é a experiência emocional corretiva?
- Quando indicar a psicoterapia breve?
- Por que se destaca a psicoterapia breve em ambiente hospitalar?
- O que é o foco na psicoterapia breve?
- Quais as principais características da psicoterapia breve?
- Qual é o objetivo da psicoterapia breve?
- Quantas sessões têm a psicoterapia breve?
- Para quais casos a psicoterapia breve não é indicada por quê?
- Quais são os conceitos da psicoterapia breve dinâmica?
- Quando começou a psicoterapia?
- Como funciona a psicoterapia?
- Qual a finalidade da psicoterapia emergencial?
Como interpretar na psicoterapia breve Psicodinamica?
Como Interpretar na Psicoterapia Breve Psicodinâmica
- Este livro tem por objetivo principal apresentar a eficácia terapêutica da Interpretação Teorizada na Psicoterapia Breve Operacionalizada. Foram apresentados 10 casos clínicos atendidos por meio desta técnica inovadora. ...
- Psicoterapia. Autora: Angela Cristini Gebara.
Qual é o critério de indicação de um paciente para a psicoterapia breve?
Os principais critérios de indicação para uma psicoterapia breve são: inteligência acima do normal; ter tido pelo menos uma relação significativa com outra pessoa durante sua vida; estar vivendo uma crise emocional; capacidade para interatuar bem com o terapeuta-entrevistador e expressar sentimento; motivação para um ...
O que é a experiência emocional corretiva?
Por “experiência emocional corretiva” entende-se a reexposição do paciente, em con- dições mais favoráveis, a situações emocionais ainda não superadas (Alexander & French, 1946/1956), não sendo suficiente uma compreensão intelectual de seu problema, mesmo quando se tratam de psicoterapias breves.
Quando indicar a psicoterapia breve?
De forma geral, a psicoterapia breve é indicada às pessoas que precisam de um atendimento mais focalizado na sua problemática atual. Por se tratar de uma modalidade com duração reduzida, ela é mais acessível financeiramente — principalmente pelo espaço que vem ganhando nos planos de saúde.
Por que se destaca a psicoterapia breve em ambiente hospitalar?
A psicologia hospitalar surge em busca de resgatar o subjetivo em situações associadas ao adoecimento em instituições de saúde. Assim, um dos objetivos do psicólogo que atua nessa área é tentar minimizar o sofrimento do paciente e de sua família.
O que é o foco na psicoterapia breve?
O foco aparece, então, como orientador de toda teoria e condição essencial de eficácia em psicoterapia breve, muitas vezes chamada de psicoterapia focal. O foco ou conflito focal refere-se ao conflito ou situação atual do paciente, subjacente ao qual existe o conflito nuclear exacerbado.
Quais as principais características da psicoterapia breve?
As psicoterapias breves têm como principal característica, destoante em relação às outras técnicas, a disposição espaço-temporal. Elas se distanciam da psicanálise pela passagem ao face-a-face, e afastam-se de outras técnicas psicoterápicas pela limitação da duração.
Qual é o objetivo da psicoterapia breve?
As psicoterapias breves procuram obter em curto prazo uma melhora na qualidade de vida, elegendo uma queixa principal e focando o empenho na sua resolução. A prática da psicoterapia breve exige treinamento, experiência e boa formação do terapeuta.
Quantas sessões têm a psicoterapia breve?
Na Psicoterapia Breve a quantidade de sessões é combinada desde a primeira sessão, podendo ser 8, 12 ou 20 sessões, por exemplo.
Para quais casos a psicoterapia breve não é indicada por quê?
Não é recomendado para casos com qualquer comprometimento Psicótico, como o caso de uma pessoa com depressão grave com risco de suicídio. É contra indicada para o tratamento como o Autismo, a Esquizofrenia, Transtorno Bipolar, Retardo Mental e Transtornos de Personalidade Anti-Social.
Quais são os conceitos da psicoterapia breve dinâmica?
Freud criou conceitos que são importantes para o processo da Psicoterapia Breve Dinâmica, como a associação livre e o insight (CORDIOLI, 1998). Ferenczi, na década de 1920, foi um dos primeiros autores que tentou modificar a técnica psicanalítica clássica com o objetivo de adaptá-la a alguns tipos de pacientes.
Quando começou a psicoterapia?
Alexander e French, em 1946, coordenaram um projeto de investigação, no período de 19 com o objetivo de estabelecer princípios básicos e técnicas que permitissem um tipo de psicoterapia que fosse breve e eficaz.
Como funciona a psicoterapia?
A psicoterapia tem uma continuidade garantida, uma sequência no tempo, horários combinados, ou seja, uma influência bastante particular nos dois integrantes da relação. O enquadre de permanência e regularidade, é o fator que garante e dá suporte ao relacionamento, o que permite que ele transcorra dentro de parâmetro definidos.
Qual a finalidade da psicoterapia emergencial?
Ele estabeleceu um número de 12 sessões que deveriam ser estabelecidas logo no início do tratamento. A alta deveria ser colocada em caráter definitivo, sendo que, se houvesse a necessidade de estender o tratamento deveria ser realizado de forma inesperada. Em 1978, surgiu a chamada psicoterapia emergencial, desenvolvida por Bellack e Small.