Como é feito o processo de pasteurização do leite?

Índice

Como é feito o processo de pasteurização do leite?

Como é feito o processo de pasteurização do leite?

A pasteurização pode ser feita através de dois métodos: Pasteurização rápida, que consiste no aquecimento do leite a 72oC a 75oC durante 15 a 20 segundos, ocorrido em um trocador a placas. ... Pasteurização lenta, que consiste no aquecimento do leite a 62oC a 65oC, durante 30 minutos.

Qual o objetivo do tratamento térmico na conservação do leite?

Os microrganismos entram em uma fase de dormência, com uma atividade proliferativa muito reduzida, não acidificando o leite. ... Pelo uso do calor, visa à destruição dos microrganismos. Os principais processos que utilizam o calor são a pasteurização e a esterilização.

Qual o efeito do tratamento térmico sobre a qualidade da Matéria-prima?

Diante disto, a termoterapia tem se mostrado eficiente, com capacidade de eliminar fitopatógenos através do tratamento térmico, assegurando que o material de plantio apresente uma qualidade sanitária satisfatória, explorando o seu máximo potencial produtivo.

Quais os métodos de conservação do leite?

O método mais comum para conservação de leite é a pasteurização, que reduz consideravelmente o número de células vegetativas que fazem parte da contaminação inicial do leite, desde que o binômio tempo e temperatura de processo seja empregado corretamente.

Quanto tempo leva para pasteurizar o leite?

No Brasil o emprego da pasteurização denominada pasteurização lenta é regulamentada para elaboração de queijos partindo do binômio 65ºC por 20 a 30 minutos (a título de ilustração, o aquecimento do leite à temperatura de 65ºC por apenas 10 segundos elimina as bactérias do grupo coliformes).

Como ocorre a pasteurização lenta?

pasteurização lenta: a temperatura utilizada varia de 62°C a 68˚C durante um intervalo de tempo prolongado de aproximadamente 30 minutos. É aplicada através de sistemas descontínuos adequados para pequenas quantidades de leite. É realizada em tanques de parede dupla providos de agitador e termômetro.

Quais os tipos de conservação do leite pelo calor?

Os principais métodos de tratamento térmico são: pasteurização, tindalização, branqueamento, apertização, esterilização e a secagem.

Qual a importância de manter o leite a 90oc por 5 minutos no tratamento térmico durante a produção de iogurtes?

O tratamento térmico estimula o início do crescimento da cultura láctica por redução do conteúdo de oxigênio do leite, além disso, influi sobre o aumento da viscosidade do iogurte e na obtenção de uma boa textura.

Qual a influência do tratamento térmico na qualidade do alimento?

Para conservar um alimento, os tratamentos térmicos podem ser uma opção. A partir deles pode-se destruir microrganismos responsáveis por provocar deterioração nos alimentos e causar doenças, além de inativar enzimas capazes de causar reações e consequente perda de qualidade sensorial e nutritiva.

Quais os tipos de tratamento térmico aplicado ao leite?

Há três tipos de tratamento térmico para o leite: pasteurização LHT (low temperature holding - baixa temperatura por longo tempo), em que o leite é aquecido a 63°C por 30 minutos; pasteurização HTST (high temperature short time - alta temperatura por pouco tempo), em que leite é aquecido entre 72°C e 75°C por 15 a 20 ...

Como fazer o resfriamento do leite?

E após o tratamento térmico, o leite deve ser submetido ao resfriamento rápido até 4°C, ser envasado em circuito fechado e transportado a temperatura de 4°C para alcançar os pontos de venda com temperatura não superior a 7°C de acordo com a legislação (BRASIL, 2011).

Por que a contaminação do leite após a pasteurização?

Caso haja a contaminação do leite após o processo de pasteurização, essas bactérias podem ser encontradas e por se tratar de microrganismos psicrotróficos são os que têm maior possibilidade de se proliferar durante o armazenamento e portanto causar alteração no produto (ORDÓÑEZ et. al., 2005).

Como é obtido o leite esterilizado?

O leite esterilizado pode ser obtido por vários processos, que consistem no aquecimento do leite a altas temperaturas, a fim de se obter sua conservação em temperatura ambiente por muito tempo.

Qual a validade comercial do leite pasteurizado?

A maioria desses micro-organismos não compromete a validade comercial do leite pasteurizado visto que não se multiplicam sob temperatura de refrigeração do leite (6 a 8°C) (ORDÓÑEZ et. al., 2005; SANTANA, 2015).

Postagens relacionadas: