Como interpretar Índice de Sharpe?

Índice

Como interpretar Índice de Sharpe?

Como interpretar Índice de Sharpe?

O Índice de Sharpe — também chamado de Sharpe Ratio — mensura a relação entre retorno e risco de um investimento. Por meio de seu resultado, você descobre se há vantagem entre determinado fundo de investimento na comparação com os ativos livres de risco.

Como o índice de Sharpe é calculado?

COMO O ÍNDICE DE SHARPE É CALCULADO? O Índice de Sharpe, criado pelo Nobel William Forsyth Sharpe, pode ser calculado a partir da seguinte fórmula: Eu sei que a fórmula pode assustar algumas pessoas. O exemplo prático nos ajuda a entender definitivamente como o Índice Sharpe funciona.

Qual é a definição do Sharpe?

A definição do número Sharpe é o quanto de excesso de retorno você está recebendo por cada unidade de risco. Por isso existe essa busca por Sharpe maiores que 1, para que o retorno “justifique” o risco tomado. Na minha opinião, o Sharpe isolado de um ativo não tem muito utilidade.

Qual é a volatilidade do índice Sharpe?

E o índice sharpe vai me dizer justamente isso: quanto de retorno eu tive pelo risco adicional que eu corri, considerando como risco, a volatilidade. Volatilidade é uma medida de dispersão nas cotações de um ativo financeiro, que pode ser uma ação, título e/ou fundo de investimento.

Quais são as taxas do Sharpe?

A variação do índice sharpe é comum, visto que as taxas variam conforme os meses passam, então só fique atento quando apresentar valores negativos e busque mais informações sobre o investimento. Caso o Fundo de Investimento apresentar número do índice sharpe positivo o investimento é o ideal.

Postagens relacionadas: