Como é feito o exame do Papanicolau?

Índice

Como é feito o exame do Papanicolau?

Como é feito o exame do Papanicolau?

Como é feito o exame do Papanicolau? O exame de Papanicolau é feito através da coleta de uma pequena quantidade de secreção presente no orifício do colo do útero e em sua volta, também pode ser colhido conteúdo do fundo vaginal.

Como entender o resultado do exame preventivo?

Resultado esperado para ser normal:

  1. Adequabilidade da Amostra: Satisfatória ou Satisfatório para avaliação oncótica.
  2. Epitélios Representados na Amostra: Escamoso e/ou Glandular.
  3. Microbiologia ou Flora: Bacilos ou Lactobacilos.
  4. Avaliação Hormonal: eutrófico; hipotrófico (para mulheres na menopausa);

Quando é recomendado o teste de Papanicolau?

Se, entretanto, a paciente tiver um tipo agressivo de vírus HPV, o teste de Papanicolau pode ser feito com intervalos curtos de até 6 meses. Em alguns países, o primeiro exame de Papanicolau só é recomendado após os 21 anos de idade, mesmo para mulheres que já inciaram a vida sexual na adolescência.

Quais são os resultados anormais encontrados no Papanicolau?

De todos os resultados anormais encontrados no Papanicolau, o ASCUS é o mais comum. Ele ocorre em cerca de 2 a 3% dos exames. O ASCUS indica uma atipia, ou seja, uma alteração nas características normais das células escamosas, sem, porém, apresentar qualquer sinal claro de que possam haver alterações pré-malignas.

Por que o Papanicolau é um exame de câncer do colo do útero?

Por isso, o Papanicolau, é considerado um exame de rastreamento de câncer do colo do útero, devido a possibilidade de descobrir lesões pré-neoplásicas, ou seja, lesões que antecedem o câncer, que quando devidamente tratadas impedem a evolução para o câncer.

Postagens relacionadas: