Como ocorre o processo de laterização do solo?

Índice

Como ocorre o processo de laterização do solo?

Como ocorre o processo de laterização do solo?

Entende-se por laterização o processo de transformação dos solos quando uma camada ferruginosa aglomera-se sobre eles a partir do processo de lixiviação (lavagem da superfície pelo escoamento da água das chuvas) e do processo de intemperismo químico.

O que é o processo de laterização?

[ Geologia ] Processo de transformação de um solo em que, devido a lixiviação e intemperismo químico, se forma uma camada ferruginosa, dando origem a um solo de cor avermelhada, com grande concentração de óxidos de ferro e de alumínio. Confrontar: lateralização.

Como ocorre o processo de laterização em solos tropicais?

A laterização é um processo de transformação dos solos tropicais ocasionado pelo intemperismo e agravado pela ação antrópica, que degrada a vegetação protetora. ... É um processo que decorre, especialmente, do intemperismo químico, que é ocasionado pela água das chuvas ou irrigação.

Como é o processo de lixiviação?

Como dito anteriormente, a lixiviação do solo é um processo erosivo provocado a partir da lavagem da camada superficial do solo pelo escoamento das águas superficiais. Em geral, ela ocorre em solos que não possuem cobertura vegetal e causa a diminuição da sua fertilidade natural ao longo do tempo.

O que é Laterização de que forma ela pode prejudicar o solo?

A laterização é um processo de transformação do solo, caracterizando-se como uma expressão de intemperismo químico em regiões de clima úmido e quente. A laterização é um tipo de intemperismo químico que atua principalmente sobre os solos, sendo responsável pelo surgimento de uma crosta ferruginosa sobre eles.

O que é lixiviação exemplo?

Na geologia, a lixiviação é um processo de deslocamento de minerais presentes na superfície do solo. ... Com a exposição desta área devido ao desmatamento, às queimadas e ao sobrepastoreio, a ação gradativa das chuvas dissolve os nutrientes que são hidrossolúveis e deixa o solo infértil para o plantio.

O que causa a lixiviação?

A lixiviação, neste sentido, ocorre quando o solo fica demasiadamente exposto (por causa de desmatamento, queimadas ou sobrepastoreio) e, com a ação gradativa das chuvas vai tendo seus materiais arrastados tornando-se primeiro infértil, e depois, podendo ocasionar erosões graves (voçorocas) dependendo do tipo de solo e ...

Quais as consequências da laterização?

Entre as consequências da laterização, cita-se a dificuldade oferecida para a penetração de raízes, além do aumento da improdutividade, ...

Qual é o processo de lateralização?

O Processo De Laterização. A Laterização é um processo químico em que o solo acaba se enriquecendo de hidróxidos de ferro e/ou alumínio.

Qual a diferença entre a lateralização e intemperismo?

A Laterização também pode ser descrita como um tipo de intemperismo que é próprio de lugares de climas quentes e úmidos. Esse tipo de transformação do solo resulta na formação do laterito.

Postagens relacionadas: