Como interpretar análise de nematoide?

Índice

Como interpretar análise de nematoide?

Como interpretar análise de nematoide?

Dois importantes pontos de atenção! Em suma, as análises de nematóides nos revelam duas coisas: Quais nematóides pragas estão presentes na área e o quanto de problema eles podem causar. O primeiro aspecto traz uma característica qualitativa, ou seja, qual a espécie detectada.

Como identificar os nematoides?

Os nematoides são caracterizados como vermes que possuem o corpo em formato cilíndrico, geralmente alongado e com as extremidades afiladas. Em algumas situações, as fêmeas assumem formas aberrantes de rim, maçã ou outras que fogem da aparência corriqueira dos vermes.

O que é Amostragem para nematoides?

Amostragem de nematoides A amostra deve ser representativa da área, de modo que permita conclusões seguras quanto à avaliação quantitativa e qualitativa da população de nematoides presentes.

Qual é a importância das análises Nematológicas?

A análise nematológica tem por objetivo identificar e, se necessário, controlar a infestação de nematoides fitoparasitas, que são vermes microscópicos que habitam o solo e atacam principalmente as raízes das plantas, causando sérios danos às culturas agrícolas e acarretando prejuízos ao produtor.

Como controlar o nematoide?

Nematoides não são evitados. São controlados!

  1. Limpeza de reservatórios de água e os canais de irrigação;
  2. Uso de mudas produzidas em substratos esterilizados;
  3. Lavagem cuidadosa de máquinas e implementos agrícolas, principalmente quando utilizadas em áreas infestadas pelos vermes;

O que é Fitonematoides?

Os nematoides que atacam as plantas são chamados de fitonematoides. Em geral são classificados como endoparasitas, ou seja, ficam grande parte do seu ciclo de vida dentro das raízes das plantas. Há também os ectoparasitas que geralmente ficam na parte externa da raiz.

Como identificar nematoide de galha?

Como reconhecer e diferenciar os sintomas dos nematoides das galhas

  1. Presença de galhas nas raízes;
  2. Redução do volume do sistema radicular;
  3. Sintomas na parte aérea podem ser de amarelamento e redução foliar;
  4. Redução do tamanho das plantas;
  5. Murchamento das plantas em algumas variedades de plantas;
  6. Desfolha;

Como identificar Pratylenchus?

O P. brachyurus é um endoparasita migrador, ou seja, ele permanece móvel durante o seu ciclo de vida, o que lhe permite migrar nos tecidos da planta. Os sintomas causados por este nematoide geralmente estão associados a podridões e necroses do sistema radicular das plantas hospedeiras.

Como fazer amostragem de nematoide?

Recomendações gerais

  1. Coletar amostras de solo e de raízes, sempre que possível.
  2. Coletar amostras de solo com a umidade natural, evitando condições de encharcamento ou ressecamento excessivo.
  3. As amostras de solo e de raízes devem ser retiradas da camada de 0 a 20-30 cm de profundidade do solo.

Como fazer amostragem de nematoides?

Para a aplicação de estratégias de manejo de nematoides, é necessária a realização prévia de análise em laboratório, coletando amostras de solo e raízes e enviando a um laboratório de Nematologia que oferece o serviço de análises nematológicas.

Por que os nematoides são característicos?

O baixo vigor, pouco desenvolvimento da parte aérea das planta e a clorose das folhas são característicos. Terrenos arenosos ou franco-arenosos são propícios para os nematoides. Nesse ambiente é mais facilitada a movimentação e migração desses micro-organismos no solo.

Qual a melhor alternativa para o controle de nematoides?

A crotalária é uma boa alternativa para o controle de nematoides. Suas raízes exercem a função de armadilha, permitindo a penetração de nematoides jovens que não conseguirão se desenvolver até a fase adulta na planta hospedada. Há ainda produção de compostos orgânicos de ação nematicida, como a monocrotalina.

Quando é recomendado a coleta de nematoides?

Falando de análise para nematoides, a recomendação de coletas é na floração. Este é o momento em que os nematoides já completaram o primeiro ciclo de vida nas raízes, ou seja, 45-50 dias após o plantio da cultura. Em áreas infestadas de nematoides, o controle é desafiador. Mas a vida no solo faz um papel incrivelmente maravilhoso de se equilibrar.

Como os nematoides causam prejuízos para o agronegócio brasileiro?

Apesar de subestimado por nós, os nematoides causam grandes prejuízos para o agronegócio brasileiro. Segundo a SBN (Sociedade Brasileira de Nematologia), a presença deles na lavoura causa perdas de R$ 35 bilhões todo ano. Isso mostra o quanto esses minúsculos (e quase invisíveis) micro-organismos podem prejudicar sua produção.

Postagens relacionadas: