Como interpretar as plaquetas?
Índice
- Como interpretar as plaquetas?
- Qual o melhor resultado para as plaquetas?
- O que significa estar com as plaquetas baixas?
- Para que serve a contagem de plaquetas no sangue?
- É normal ter plaquetas baixas?
- Qual a doença que baixa as plaquetas?
- Qual a indicação de plaquetas altas?
- Qual o número de referência de plaquetas?
- Como o aumento das plaquetas pode ocorrer?
- Como funciona o hemograma de plaquetas?
Como interpretar as plaquetas?
O valor de referência das plaquetas é entre 1 000 plaquetas/ µL de sangue, no entanto algumas condições podem interferir no processo de produção das plaquetas, havendo aumento ou diminuição da sua concentração no sangue, sendo esta condição chamada de trombocitopenia.
Qual o melhor resultado para as plaquetas?
Considera-se que as plaquetas estão altas quando o resultado do exame apresenta resultado com valor superior a 450.000 plaquetas por microlitro de sangue.
O que significa estar com as plaquetas baixas?
A trombocitopenia significa que não há plaquetas suficientes na circulação sanguínea. Isto pode não causar nenhum problema de saúde, mas quando o paciente tem sintomas como sangramento excessivo ou hemorragias, pode ser necessário iniciar tratamentos que ajudem a controlar estes sangramentos.
Para que serve a contagem de plaquetas no sangue?
Através de um hemograma pode ser feita a contagem de plaquetas. Em adultos e em crianças o número varia entre 150.0.000 plaquetas a cada mm3 do sangue. A contagem de plaquetas, assim como a análise das outras células do sangue, é fundamental para a detecção, prevenção e tratamento de uma série de condições.
É normal ter plaquetas baixas?
Valores entre 100-150 mil podem ser normais e constitucionais em alguns indivíduos. A plaquetopenia ocorre por diminuição da produção de plaquetas na medula óssea; destruição de plaquetas periféricas por anticorpos; consumo de trombos; diluição e aprisionamento de plaquetas no baço.
Qual a doença que baixa as plaquetas?
A trombocitopenia imune primária (PTI) também conhecida como púrpura trombocitopênica idiopática é uma doença que se caracteriza por baixas contagens de plaquetas (trombocitopenia).
Qual a indicação de plaquetas altas?
Portanto, a indicação de plaquetas altas (também chamadas de trombocitose ou plaquetose) significa que há um grande sangramento acontecendo em alguma parte do organismo - mas nem sempre o indicativo é sinal de um problema de saúde.
Qual o número de referência de plaquetas?
O número de referência de plaquetas, que indica normalidade, é de 150.000/mm³ a 450.000/mm³. A medida ?mm³? simboliza microlitro de sangue. As plaquetas altas são identificadas a partir de um hemograma completo, que se trata de um exame de sangue de rotina.
Como o aumento das plaquetas pode ocorrer?
O aumento das plaquetas pode ocorrer por: doenças mieloproliferativas – LMC, mielofibrose, policitemia vera, doenças inflamatórias – febre reumática, artrite reumatóide, colite ulcerativa, doenças malígnas – carcinomas, doença de Hodgkin e outros linfomas.
Como funciona o hemograma de plaquetas?
É através de um hemograma com contagem de plaquetas que se pode analisar as variações morfológicas e quantitativas desta célula. O hemograma pode ainda ser utilizado para análise de outras células sanguíneas como as hemácias e os leucócitos. Para que servem. As plaquetas desenvolvem importantes funções no corpo humano.