Como acontece a secreção tubular?

Índice

Como acontece a secreção tubular?

Como acontece a secreção tubular?

Ouça em voz altaPausarProcessamento tubular A reabsorção e a secreção dos vários solutos através do epitélio renal são feitas por mecanismos específicos, passivos ou ativos, localizados nas membranas da célula tubular. Todos os sistemas de transporte são interdependentes.

O que acontece na reabsorção tubular?

Ouça em voz altaPausarA reabsorção tubular é o processo pelo qual os elementos provenientes do fil- trado glomerular são reabsorvidos, sendo devolvidos a circulação sanguínea. Para que isso aconteça, todo um aparato celular deve estar envolvido, respon- sável por permitir a passagem das moléculas pela membrana do néfron.

Quais substâncias liberadas no processo de secreção tubular?

Ouça em voz altaPausarGlicose, aminoácidos e metabólitos importantes inicialmente presentes desaparecem do filtrado devido ao processo de reabsorção destas substâncias para o sangue. Além disso, outras substâncias podem ser incorporadas ao filtrado por efeito da secreção tubular e serem excretadas sem terem sido filtradas.

Como ocorre a filtração glomerular e reabsorção e secreção tubular?

Ouça em voz altaPausarFiltração: A primeira etapa da formação da urina é o processo de filtração, que ocorre no interior do corpúsculo renal. ... Reabsorção: Nessa etapa, algumas substâncias do filtrado são reabsorvidas para o sangue. Estima-se que 65% do total de sódio e água presentes no filtrado sejam reabsorvidos no túbulo proximal.

O que é a secreção tubular?

Ouça em voz altaPausarO rim é um órgão que desempenha diversas funções no organismo, dentre elas o processo de secreção de substâncias em excesso ou tóxicas e o processo de reabsorção de substâncias essenciais. Diferentes partes do néfron participam dos processos de reabsorção e secreção dessas substâncias.

Onde ocorre a secreção tubular?

Ouça em voz altaPausarAlém da reabsorção, ocorre a secreção no túbulo renal, que é um processo oposto ao da reabsorção. Na secreção, as substâncias presentes nos capilares são lançadas no interior do túbulo renal, o que garante a sua eliminação pela urina.

Onde ocorre a reabsorção tubular?

Ouça em voz altaPausarO papel da reabsorção é de recuperar as moléculas que foram filtradas, mas são essenciais ao organismo e devem retornar para a circulação. Esse processo acontece, principalmente, no túbulo proximal do néfron. São exemplos dessas moléculas: aminoácidos, glicose, ureia, sódio e água.

Quais princípios determinam a Reabsorcao tubular?

Ouça em voz altaPausarPrincípios que determinam a reabsorção tubular de solutos: Reabsorção: sódio, ânions, água, potássio, cálcio, ureia Os túbulos proximais são muito permeáveis e é lá que ocorre a maior parte da reabsorção.

O que é reabsorção e secreção tubular?

Ouça em voz altaPausarO rim é um órgão que desempenha diversas funções no organismo, dentre elas o processo de secreção de substâncias em excesso ou tóxicas e o processo de reabsorção de substâncias essenciais. Diferentes partes do néfron participam dos processos de reabsorção e secreção dessas substâncias.

Qual o mecanismo de secreção tubular?

Contudo, a membrana do túbulo é pouco permeável a esse resíduo pelo que menos de 50% volta para a corrente sanguínea. O processo de secreção tubular é um mecanismo de transporte ativo de substâncias, que utiliza transportadores específicos, dos capilares peritubulares para o lúmen do túbulo renal.

Como são os processos de reabsorção e secreção tubulares?

Os processos de reabsorção e secreção tubulares correspondem à transferência de substâncias entre os túbulos renais e os capilares peritubulares (Fig.1.); transferência que permite quer a reabsorção de substâncias essenciais ao equilíbrio do organismo quer a excreção de substâncias em excesso, inúteis ou perigosas, reabsorvidas ou não filtradas.

Como funciona a reabsorção tubular?

Por outro lado, graças à reabsorção tubular, muitas substâncias depois de filtradas voltam ao sangue que percorre os capilares peritubulares, entrando na circulação sistêmica pela veia renal que sai do órgão.

Qual o ponto-chave da reabsorção tubular?

O ponto-chave na reabsorção tubular é a reabsorção de sódio, já que outras substâncias são transportadas acopladas a ele por via transcelular, e também porque se estabelecem gradientes que vão determinar a reabsorção de água e íons pela via paracelular. Veremos, a seguir, como isso se dá, passo a passo.

Postagens relacionadas: