Como entender uma topografia de córnea?

Índice

Como entender uma topografia de córnea?

Como entender uma topografia de córnea?

Diferentemente de uma topografia realizada em um olho normal, no ceratocone a topografia de córnea revela a presença de um astigmatismo irregular e assimétrico que, em geral apresenta uma maior curvatura na porção inferior da córnea.

Como analisar um exame de ceratocone?

Como diagnosticar o ceratocone? Em caso de suspeita da doença, o diagnóstico é feito por meio do exame oftalmológico e confirmado pela Topografia Corneana Computadorizada – exame que faz um estudo topográfico de superfície da córnea, ou seja, um retrato mais apurado da córnea.

Como saber se o ceratocone está evoluindo?

Na medida em que o ceratocone progride, outros sintomas podem surgir, como ter a visão dupla (diplopia) ou sentir que múltiplas imagens de um mesmo objeto estão sendo formadas pela retina (poliopia).

Como identificar o grau de ceratocone?

A gravidade do ceratocone é dividido em 4 graus de acordo com os especialistas:

  1. Grau 1 – Incipiente. A visão ainda é boa e existem poucos erros refrativos;
  2. Grau 2 – Moderado. O paciente já apresenta visão dupla ou múltipla, e é necessário óculos e lentes de contato;
  3. Grau 3 – Alto. ...
  4. Grau 4 – Avançado.

Como é feita a topografia da córnea bilateral?

A interpretação do exame deve ser efetuada pelo médico oftalmologista, levando em consideração a história clínica do doente, outros exames auxiliares de diagnóstico, etc. Habitualmente, a topografia da córnea é realizada aos dois olhos (bilateral), sendo por isso designada de topografia corneana binocular.

Como é realizado o exame de tomografia corneana?

Todo esse acompanhamento pré-operatório, bem como o próprio exame de Tomografia Corneana, são realizados no Laser Center IOC: um andar inteiro da clínica reservado à avaliação dos candidatos a uma Cirurgia Ocular Refrativa a Laser.

Como a tomografia de córnea pode avaliar a presença de outras alterações oculares?

A Tomografia de Córnea também é capaz de avaliar a presença concomitante de outras alterações oculares dignas de nota na escolha da técnica de Cirurgia Refrativa a ser utilizada, como o Ceratocone ou a presença de Glaucoma de Ângulo Fechado.

Como funciona a tomografia de córnea?

No IOC, a Tomografia de Córnea utiliza o equipamento Pentacam Oculyzer de rotina em todos os pacientes que irão se submeter a uma Cirurgia Refrativa. Esse aparelho mede por varredura cerca de 25 mil pontos diferentes na Córnea, faz a Paquimetria da Córnea (medição de sua espessura em todas as regiões) e avalia a curvatura interna da Córnea.

Postagens relacionadas: