Qual é o exame de coagulograma?

Índice

Qual é o exame de coagulograma?

Qual é o exame de coagulograma?

Como é feito? O coagulograma é um exame de sangue de coleta rápida, sem a necessidade de preparo prévio. Para a avaliação correta dos testes, é de extrema importância que o paciente informe todos os tipos de medicamentos que esteja utilizando, especialmente antibióticos e anticoagulantes.

Como ler um exame de coagulograma?

Um coagulograma Normal deve apresentar os seguintes valores de referência:

  1. TS - 1 a 4 minutos.
  2. TC - 4 a 10 minutos.
  3. TAP - 10 a 14 segundos.
  4. TTPA - 24 a 40 segundos.
  5. PLAQUETAS - 1 mil/mmc.

Qual a finalidade do exame coagulograma?

No caso do exame Coagulograma, o objetivo é avaliar a coagulação do sangue. O procedimento pode ser solicitado em casos de tratamentos que causam sangramento ou no pré-operatório.

Quais são os exames mais utilizados dentro do coagulograma?

Alguns estudos já indicam apenas 5 tipos de exames mais utilizados dentro do coagulograma, sendo eles: tempo de protrombina, tempo de tromboplastina Parcial Ativada, contagem de plaquetas, Teste de agregação plaquetária e Prova do laço.

Quando é indicado o exame de hemograma?

Leia também sobre o exame de Hemograma. Quando é indicado? Geralmente é muito pedido antes do paciente ser submetido a cirurgias para verificar se este está apto a uma recuperação. Também é indicado antes de tratamentos que induzam sangramento.

Qual o tratamento adequado para a coagulopatia?

Para o diagnóstico e tratamento adequados de coagulopatias é fundamental a realização de anamnese detalhada e de testes laboratoriais, que podem ser complexos (REZENDE, 2009). Pelo menos cinco testes laboratoriais devem ser inicialmente realizados, o TP, TTP, tempo de trombina (TT), TS e contagem de plaquetas.

Como é avaliado o nível de coagulação?

Serve para diagnosticar patologias hemorrágicas. Ele também é muito utilizado para verificação, controle e monitoramento da hemostase e do nível de coagulação. Esses fatores são avaliados tanto no pré quanto em pós-operatórios de diversos procedimentos cirúrgicos. Principalmente cirurgias de grande e médio nível de gravidade.

Postagens relacionadas: