O que difere a cultura erudita da cultura de massa?

Índice

O que difere a cultura erudita da cultura de massa?

O que difere a cultura erudita da cultura de massa?

A cultura de massa é aquela considerada, por uma maioria, sem valor cultural real. ... Já a cultura erudita é aquela considerada superior, normalmente apreciada por um público com maior acúmulo de capital e seu acesso é restrito a quem possui o necessário para usufruir dela.

O que é cultura popular cultura erudita e cultura de massa?

A cultura popular e erudita são produzidas respectivamente pelas classes populares e de elite. Já a cultura de massa é produzida para as massas, e não pelas massas (pessoas). A cultura de massa cria produtos que possam ser consumidos pela maioria das pessoas, seguindo um padrão para o consumo imediato.

Quais as principais características da cultura erudita?

Características da cultura erudita Distingue certo grupo social da população geral, isto é, confere distinção social. Sua produção tem como requisito indispensável o estudo. Sua compreensão, muitas vezes, exige um conhecimento prévio, uma familiaridade com o universo cognitivo em que ela foi produzida.

O que é a cultura erudita?

A cultura erudita pode ser definida como uma produção artística elaborada por e para as pessoas da elite social. Sob o pressuposto de ser um produto voltado ao público intelectual, só tinha acesso a esse bem cultural aqueles que tinham maior poder aquisitivo.

Qual a importância da cultura erudita?

A cultura erudita está à disposição da elite social. É observada nas artes plásticas, na música e na literatura. O acesso à cultura erudita é facilitado para a aristocracia sob o argumento de ser produto de intensa investigação. A aplicação acadêmica também é usada como elemento de defesa do acesso restrito.

Onde aprendemos a arte erudita?

Na tradição artística ocidental, o centro de origem da produção cultural de elite deu-se na Europa. ... Como parte desse movimento, a cultura erudita chegou às Américas e à África como uma forma de produção cultural supostamente superior, por ser fruto de uma técnica artística esteticamente mais elaborada.

Qual a definição cultura erudita?

A cultura erudita pode ser definida como uma produção artística elaborada por e para as pessoas da elite social. Sob o pressuposto de ser um produto voltado ao público intelectual, só tinha acesso a esse bem cultural aqueles que tinham maior poder aquisitivo.

Por que a cultura de massa é produzida?

A cultura de massa não é produzida, mas sim reproduzida. A ideia aqui não é criar algo autêntico, mas reproduzir incessantemente o que já foi produzido (até que a demanda pelo objeto reproduzido esgote-se) para conseguir atingir o maior número de espectadores, gerando assim um maior lucro com menos esforço e gasto.

Qual a origem do termo “cultura de massa”?

Os termos “cultura de massa” e “indústria cultural” foram cunhados pelos filósofos e sociólogos judeus alemães da Escola de Frankfurt: Theodor Adorno e Max Horkheimer, no livro Dialética do esclarecimento.

Qual a distinção da cultura erudita?

A distinção da cultura erudita surgiu na Europa para marcar a fronteira que a separa da cultura popular. A cultura popular é a cultura tradicional dos povos, sendo considerada pelos intelectuais europeus do século XVIII mais primitiva e intuitiva.

Qual a relação entre cultura de massa e consumo?

Cultura de massa e consumo. A cultura de massa está estreitamente ligada ao consumo. As propagandas que são veiculadas na televisão e na internet têm o propósito de levar o espectador a consumir os produtos propagados. Não obstante, às propagandas também são veiculados ideais de vida.

Postagens relacionadas: