Como interpretar os resultados do Teste de Tukey?

Índice

Como interpretar os resultados do Teste de Tukey?

Como interpretar os resultados do Teste de Tukey?

A interpretação do teste de Tukey é simples. Após determinarmos a diferença mínima significativa (ou Honest Significant Difference - HSD), podemos julgar se as médias são iguais ou não.

O que significa o Teste de Tukey?

O Teste de Tukey consiste em comparar todos os possíveis pares de médias e se baseia na diferença mínima significativa (D.M.S.), considerando os percentis do grupo. No cálculo da D.M.S. utiliza-se também a distribuição da amplitude estudentizada, o quadrado médio dos resíduos da ANOVA e o tamanho amostral dos grupos.

Porquê usar Teste de Tukey?

Dentre os testes de comparações múltiplas mais utilizados, o Teste de Tukey se destaca por ser poderoso ao fazer comparações entre todos os pares e também por ser de fácil aplicação. Também é conhecido como Teste de Tukey HSD (Teste de Tukey da Diferença Honestamente Significativa).

Como interpretar os resultados da Anova?

O modelo ANOVA e seus pressupostos

  1. As observações são independentes, ou seja, cada elemento amostral (aluno) deve ser independente;
  2. Os grupos comparados apresentam a mesma variância;
  3. Os erros são independentes e provenientes de uma distribuição normal com média igual a zero e variância constante.

O que é diferença mínima significativa?

A diferença mínima significativa (DMS) deste teste é calculada por: sendo Z o valor tabela a um dado nível de significância (α) e com n e n' graus de liberdade. Tal que, n= numero de médias abrangidas e n'= graus de liberdade do resíduo.

Quando realizar o teste de Tukey?

Quando é feita a análise de variância de um experimento com apenas dois tratamentos, podemos visualizar apenas pela média qual o melhor tratamento.

Postagens relacionadas: