Qual o perigo da plaquetopenia?

Índice

Qual o perigo da plaquetopenia?

Qual o perigo da plaquetopenia?

A trombocitopenia, ou plaquetopenia, corresponde à diminuição do número de plaquetas no sangue, situação que prejudica a coagulação, e pode causar sintomas como manchas roxas ou avermelhadas na pele, sangramento nas gengivas ou pelo nariz, e urina avermelhada, por exemplo.

Como investigar PTI?

O médico só poderá confirmar o diagnóstico de PTI com base na história clínica, no exame físico e nos resultados de exames clínicos do paciente. O diagnóstico se baseará na exclusão de outras possíveis causas do sangramento ou da baixa contagem de plaquetas, como outras doenças ou uso de alguns medicamentos.

Quais são os sintomas da plaquetopenia?

Plaquetopenia

  • Apresentar sangramentos de forma inesperada.
  • Apresentar manchas vermelhas ou roxas sob a pele.
  • Ter sangramento pelo nariz ou gengivas.
  • Sentir-se mais pesado que o habitual no período menstrual.
  • Evacuar com sangue.
  • Vomitar sangue.
  • Ter dor de cabeça.
  • Sentir vertigem.

O que causa a plaquetopenia?

A plaquetopenia pode ter várias causas desde a ingestão de medicamentos que podem resultar a diminuição das plaquetas, doenças autoimunes, infecções causadas por vírus, falta de ferro e vitamina B12 e até mesmo quando há um câncer, principalmente câncer de mama e de próstata, além de doenças que afetam a medula óssea, ...

Quem tem plaquetopenia?

A plaquetopenia ou trombocitopenia é uma condição médica em que o paciente acaba tendo um número muito baixo de plaquetas na corrente sanguínea. A principal função das plaquetas é participar da coagulação do sangue, essencial para que o organismo consiga parar sangramentos.

Qual o valor da plaquetopenia?

Os graus de trombocitopenia podem ser subdivididos em leve (contagem de plaquetas de 100.0.000 / mm3), moderado (50.000 a 99.000 / mm3) e grave (

Como diagnosticar púrpura trombocitopenica Idiopatica?

A púrpura trombocitopênica idiopática (PTI) é caracterizada por plaquetopenia mediada por lise por autoanticorpos e inibição de sua produção. O diagnóstico é definido por his- tória, exame físico, hemograma e análise do sangue periférico com a exclusão de outras causas de plaquetopenia.

O que a PTI pode causar?

Como vimos, a trombocitopenia imune primária (PTI) é uma doença hemorrágica caracterizada pela redução na quantidade de plaquetas presentes no sangue. A quantidade insuficiente de plaquetas pode provocar sangramentos espontâneos e/ou hematomas.

Qual a abordagem diagnóstica para pacientes com plaquetopenia?

Na abordagem diagnóstica inicial em pacientes com plaquetopenia (<1/L ou <1/μl), recomenda-se avaliar história familiar, histórico médico, história de transfusão, viagens recentes (2).

Quando ocorre a plaquetopenia gestacional?

Na gravidez pode ocorrer plaquetopenia fisiológica, devido à hemodiluição. Em 5 % das gestações, essa plaquetopenia é moderada, entre mil. A plaquetopenia gestacional se resolve espontaneamente após o parto.

Será que a plaquetopenia pode levar à morte?

Se não tratada a plaquetopenia pode levar à morte. É muito importante tomar os cuidados indicados pelo médico e evitar qualquer atividade que possa ocasionar uma lesão, mesmo que leve. Caso aconteça é preciso correr para um hospital para verificar se não houve nenhuma lesão interna que possa resultar na hemorragia interna ou lesão cerebral.

Quais medicamentos podem prevenir a plaquetopenia?

Atualmente, existem medicamentos que podem prevenir e tratar a plaquetopenia, estimulando a produção de plaquetas. Esses medicamentos são conhecidos como fatores de crescimento hematopoiéticos. O tratamento da plaquetopenia ocasionalmente pode incluir a transfusão de plaquetas. GRUPO ONCOCLíNICAS.

Postagens relacionadas: