Quais os principais resultados do ensaio SPT?

Índice

Quais os principais resultados do ensaio SPT?

Quais os principais resultados do ensaio SPT?

O resultado do ensaio SPT corresponde à quantidade de golpes necessária para fazer penetrar, no fundo do furo, o barrilete amostrador nos seus últimos 30 cm. São feitas anotações da penetração do barrilete em centímetros, quando o martelo é simplesmente apoiado ou golpeado sobre o ressalto.

Como calcular o número de SPT?

O NSPT utilizado para realizar o cálculo da pressão admissível é o número de golpes do martelo, para que o amostrador padrão penetre 30 cm no solo, após uma penetração inicial de 15 cm. Esse procedimento é realizado a cada metro de sondagem.

Como definir o NSPT?

O Índice de Resistência à Penetração do Solo (nspt) é um índice amplamente utilizado por engenheiros antes de se construir diversos tipos de empreendimentos. O nspt corresponde ao número de golpes necessários para à cravação de amostrador de sondagem à percussão (spt), considerando apenas os 30 cm finais.

Quais são as vantagens e desvantagens do ensaio SPT?

O investimento gasto com o ensaio de sondagem spt é baixo e possui uma relação de custo-benefício onde o beneficio é muito maior que seu custo, é um procedimento simples de se executar onde com equipamentos de pequeno porte a sondagem pode ser feita em canteiros de obras estreitos e com difícil acesso.

Quais são as 3 etapas básicas de uma sondagem a percussão SPT?

No desenvolvimento da sondagem à percussão podem se distinguir três etapas básicas: perfuração, medição de resistência à penetração e amostragem.

O que as sondagens devem apresentar?

O Boletim de Sondagem deve trazer informações do solo investigado, tais como: Coordenadas e cota da boca do furo (1); Descrição e identificação das camadas do solo (2); Interpretação geológica (3): Neste campo é indicada a origem geológica do material coletado.

Como calcular o índice de resistência à penetração n?

O índice SPT foi definido por Terzaghi-Peck, que nos diz que o índice de resistência à penetração (SPT) é a soma do número de golpes necessários à penetração no solo, dos 30 cm finais do amostrador. Despreza-se portanto o número de golpes correspondentes à cravação dos 15 cm iniciais do amostrador.

Quando deve ser realizado o ensaio SPT?

Fim do ensaio O ensaio SPT deve ser realizado só até que uma as seguintes condições sejam alcançadas: Quando, em 3 m sucessivos, se obtiver 30 golpes para penetração dos 15 cm iniciais do amostrador; Quando, em 4 m sucessivos, se obtiver 50 golpes para penetração dos 30 cm iniciais do amostrador;

Quais são os ensaios de sondagem SPT?

Outro uso de ensaios de sondagem SPT está nas obras que envolvam taludes e vias pavimentadas (seja com paralelepípedos, pisos intertravados ou asfaltadas), cuja amostragem depende das instruções de serviço rodoviárias. Para taludes, recomenda-se um mínimo de três sondagens por seção transversal.

Quais são as potencialidades do SPT?

Considerando que o ensaio SPT consiste no recurso experimental mais utilizado no mundo para a realização de sondagens geotécnicas (notadamente para os solos granulares), o adequado conhecimento das potencialidades deste ensaio de campo representa fator importante dentro do processo de concepção e projeto das obras em geral.

Qual a sigla do SPT?

Boa leitura! IMAGEM DA EXECUÇÃO DE UM ENSAIO SPT. Para lhe ajudar a entender, SPT vem da sigla Standard Penetration Test, que significa Teste de Penetração Padrão, e é popularmente conhecido como sondagem à percussão por circulação de água.

Postagens relacionadas: