Quando e como aconteceu a Marcha para o Oeste no Brasil?
Índice
Quando e como aconteceu a Marcha para o Oeste no Brasil?
Durante o Estado Novo (1937-1945), Getúlio Vargas empreendeu a chamada Marcha para o oeste em 1938, diante da situação deixada pelo governo da República Velha, em que a economia e a população estavam concentradas nas regiões litorâneas do Sul e Sudeste.
O que motivou a Marcha para o Oeste?
O impulsionamento da Marcha Para o Oeste nos EUA ocorreu a partir da década de 1860, em meio à Guerra de Secessão entre o Sul e o Norte. Os representantes do Norte, sob a liderança do então presidente Abraham Lincoln, aprovaram uma lei em 1862 que consistiu no grande fator de estímulo da migração.
Qual a história da marcha para o oeste?
Destaca-se dentro da "Marcha para o Oeste" também a Expedição Roncador-Xingu que foi planejada para conquistar e desbravar o coração do Brasil. Iniciada em 1943, o movimento adentrou o Brasil-Central, desvendou o sul da Amazônia e travou contato com diversas etnias indígenas ainda desconhecidas.
Como a construção de Brasília pode ser entendida como uma marcha para o oeste?
A construção de Brasília pode ser entendida como uma nova "Marcha para o Oeste", já que deslocou populações (os chamados "candangos", principalmente migrantes nordestinos) para os sertões e possibilitou que os equipamentos da vida urbana chegassem a uma região que os desconhecia.
Quais as principais ações da marcha?
Por esse motivo, uma das principais ações da marcha era a construção de malhas rodoviárias. Inicialmente a marcha tinha a proposta de começar a urbanização pelo Oeste e depois para o Norte, a primeira foi feita, porém a última região não teve êxito.
Quem seria o autor da colonização para o oeste?
Porém, os homens liderados por Vargas seriam responsáveis por levar a urbanização para o Oeste. No Paraná, por exemplo, após o início da sua colonização foi fundada a Companhia de Terras Norte do Paraná que realizou a colonização em regiões do Oeste entre 1920-1930.