Como investigar puberdade precoce em meninos?

Índice

Como investigar puberdade precoce em meninos?

Como investigar puberdade precoce em meninos?

Entenda os exames que o médico pode pedir para esclarecer a origem e a extensão da puberdade precoce:

  1. - EXAME CLÍNICO. O médico avalia o corpo da criança, procurando os sinais de puberdade. ...
  2. - DOSAGEM HORMONAL. ...
  3. - RADIOGRAFIA DE PUNHO. ...
  4. - ULTRASSOM PÉLVICO E ABDOMINAL. ...
  5. - RESSONÂNCIA MAGNÉTICA.

Quais exames para detectar puberdade precoce?

Portanto, os pacientes com evidência clínica de puberdade precoce, conforme os critérios acima especificados, devem realizar os seguintes exames iniciais:

  • LH, FSH, estradiol (meninas), testosterona total (meninos);
  • Raio-X de idade óssea de mão e punho;
  • Ultrassonografia pélvica com doppler de artérias uterinas (meninas).

Como avaliar puberdade precoce?

Diagnóstico. O diagnóstico da puberdade precoce é clínico. Radiografias da mão e do punho esquerdos avaliam a maturação óssea e analisam sua aceleração do crescimento como resultado da atuação dos hormônios sexuais.

Quando investigar puberdade precoce?

A puberdade é considerada precoce quando se inicia antes dos 8 anos, nas meninas, e antes dos 9 anos, nos meninos, sendo classificada de três maneiras: puberdade precoce dependente de gonadotrofinas (PPDG), ou central; puberdade precoce independente de gonadotrofinas (PPIG), ou periférica; e em variantes normais do ...

Quais os exames de hormônios masculinos?

Dessa forma, os exames laboratoriais de rotina devem ser acompanhados por novas técnicas de rastreamento e investigação, incluindo:

  • Eletrocardiograma. ...
  • Ecocardiograma. ...
  • Dosagem de PSA. ...
  • Exame de próstata (toque retal) ...
  • Dosagem de testosterona.

Quais exames para ver hormônios femininos?

Lista de exames hormonais femininos

  • Hormônio do crescimento (GH)
  • Hormônio Folículo Estimulante (FSH) e Hormônio Luteinizante (LH)
  • Insulina.
  • Dosagem do TSH.
  • Testosterona.
  • Dosagem de Estradiol.
  • Dosagens de cálcio, vitamina D e hormônio paratireoidiano (PTH).

Como é feito o bloqueio da puberdade precoce?

O tratamento da puberdade precoce é feito com agonistas de GnRH. Esses medicamentos têm como objetivo bloquear a evolução puberal e, com isso, promover a regressão dos caracteres sexuais secundários, diminuir a velocida- de de crescimento e a progressão da idade óssea.

Como detectar puberdade precoce em meninas?

É considerado normal que os primeiros sinais da puberdade apareçam a partir dos oito anos, para as meninas, e a partir dos nove anos, no caso dos meninos. Para elas, esses primeiros sinais são o aparecimento do broto mamário, o "peitinho", e o surgimento de pelos pubianos e/ou axilares.

Como parar a puberdade precoce?

O tratamento da puberdade precoce é feito com agonistas de GnRH. Esses medicamentos têm como objetivo bloquear a evolução puberal e, com isso, promover a regressão dos caracteres sexuais secundários, diminuir a velocida- de de crescimento e a progressão da idade óssea.

Como é a investigação da puberdade precoce?

A investigação da puberdade precoce tem como objetivo inicial diferenciar a puberdade precoce dependente das gonadotrofinas (central – com aumento de LH e FSH) da puberdade precoce independente das gonadotrofinas (periférica – sem aumento de LH e FSH).

Como fazer o diagnóstico de puberdade precoce?

Diagnóstico de Puberdade precoce O diagnóstico de puberdade precoce é feito por meio da avaliação clínica, com um exame físico completo e dados da história da criança e da família - quando começaram a aparecer os primeiros sinais, estatura dos pais, histórico familiar de puberdade precoce ou outras doenças endócrinas, etc.

Qual a consequência da puberdade precoce?

A puberdade precoce pode acontecer como consequência a diversas situações, sendo as principais: Presença de tumor nos ovários, o que leva à produção precoce de hormônios femininos, favorecendo a puberdade; Presença de tumor nos testículos.

Como é feito o tratamento da puberdade precoce central?

Atualmente, o tratamento da puberdade precoce central é realizado com análogos de GnRH, um hormônio sintético que bloqueia o trabalho da hipófise, deixando o eixo inativo.

Postagens relacionadas: