Como entender o resultado do Papanicolau?
Índice
- Como entender o resultado do Papanicolau?
- Quanto tempo leva para sair o resultado do Papanicolau?
- O que significa leucócitos no exame do Papanicolau?
- Porque o resultado do Papanicolau demora?
- O que significa presença de leucócitos Polimorfonucleares?
- Como fazer o exame do Papanicolau?
- Quando é recomendado o teste de Papanicolau?
- Quais são os resultados anormais encontrados no Papanicolau?
- Como é feito o papanicolau?
Como entender o resultado do Papanicolau?
Os resultados do exame de Papanicolau são liberados pelo laboratório de acordo com as características das células observadas no microscópio, podendo ser:
- Classe I: o colo do útero está normal e saudável;
- Classe II: presença de alterações benignas nas células, que normalmente são causadas por inflamação vaginal;
Quanto tempo leva para sair o resultado do Papanicolau?
Se é o exame de papanicolau a que você se refere o resultado varia com o laboratório, mas em geral de 1 a 2 semanas.
O que significa leucócitos no exame do Papanicolau?
Se houver alguma infecção ginecológica em curso, o laudo pode indicar a presença de leucócitos (células de defesa) e o nome do germe invasor, como, por exemplo, Gardnerella ou Candida albicans.
Porque o resultado do Papanicolau demora?
2) O resultado demora alguns dias para sair Não se engane: durante o procedimento, o expert coleta material com um equipamento e, na sequência, envia-o ao laboratório para uma análise mais complexa.
O que significa presença de leucócitos Polimorfonucleares?
Os leucócitos polimorfonucleares (LPMNs), em especial os neutrófilos, constituem a primeira linha de defesa do organismo contra agentes invasores. Tais células têm a função altamente especializada de englobar e destruir diferentes tipos de patógenos, sendo, por essa razão, também chamadas de fagócitos profissionais 6.
Como fazer o exame do Papanicolau?
Para fazer o exame do papanicolau, o ginecologista passa uma escova especial no colo do útero da mulher, retirando uma pequena amostra de células que será avaliada no laboratório. Este exame não dói, mas a mulher pode sentir um pequeno desconforto ou pressão no interior da vagina enquanto o médico faz a raspagem das células do útero.
Quando é recomendado o teste de Papanicolau?
Se, entretanto, a paciente tiver um tipo agressivo de vírus HPV, o teste de Papanicolau pode ser feito com intervalos curtos de até 6 meses. Em alguns países, o primeiro exame de Papanicolau só é recomendado após os 21 anos de idade, mesmo para mulheres que já inciaram a vida sexual na adolescência.
Quais são os resultados anormais encontrados no Papanicolau?
De todos os resultados anormais encontrados no Papanicolau, o ASCUS é o mais comum. Ele ocorre em cerca de 2 a 3% dos exames. O ASCUS indica uma atipia, ou seja, uma alteração nas características normais das células escamosas, sem, porém, apresentar qualquer sinal claro de que possam haver alterações pré-malignas.
Como é feito o papanicolau?
Atualmente também é comum que o material colhido durante a realização do papanicolau também sirva para a pesquisa do HPV (Papilomavírus Humano) no meio cervicovaginal. Como é feito o exame do Papanicolau?