Como interpretar Índice de Shannon?
Como interpretar Índice de Shannon?
Índice de Shannon. Quanto menor o valor do índice de Shannon, menor o grau de incerteza e, portanto, a diversidade da amostra é baixa. A diversidade tende a ser mais alta quanto maior o valor do índice.
Para que serve os índices de diversidade?
Índices de diversidade são amplamente empregados no estudo de associações entre foraminíferos e tecamebas recentes, principalmente em trabalhos envolvendo a caracterização ambiental e monitoramento de ambientes (Zucon, 1989; Barbosa, 1995; Bonetti, 1995; Eichler & Bonetti, 1995; Eichler-Coelho et al., 1997; Oliveira, ...
Quais são os índices de riqueza e diversidade?
Entre eles destacam-se, pelo amplo uso, índices de diversidade não-paramétricos (ou de heterogeneidade) tais como os Índices de Shannon e Simpson. Estes índices consistem de (ou confundem) dois componentes, riqueza de espécies e equabilidade.
O que é a diversidade de Shannon?
O índice de diversidade de Shannon baseia-se na teoria da informação (Ludwig & Reynolds, 1988) e fornece uma ideia do grau de incerteza em prever, a qual espécie pertenceria um indivíduo retirado aleatoriamente da população.
Como calcular o índice de diversidade?
Uma das formas de quantificação da diversidade é através da contagem das espécies encontradas nas amostras. Dessa forma, a diversidade pode ser considerada a própria riqueza de espécies de determinada área.
Como calcular o índice de diversidade de Shannon?
Índice de Shannon O índice de diversidade de Shannon (H) é calculado da seguinte maneira¹: onde pi é a proporção de espécies i, S é o número de espécies e b é a base do logaritmo.
Como calcular índice de Sorensen?
2a S1 =- -- e de Sorensen S2 = – a + b + c 2a + b + c onde a é o número de espécies comuns às duas amostras, b e c sendo o número de espécies ocorrendo em uma ou outra amostra (alternâncias). Esses índices variam entre 0 (nenhuma similaridade entre as duas amostras) e 1 (similaridade completa).