Quais são os eventos que tornam os espermatozoides aptos a fertilizar o oócito onde eles ocorrem e no que consistem?

Índice

Quais são os eventos que tornam os espermatozoides aptos a fertilizar o oócito onde eles ocorrem e no que consistem?

Quais são os eventos que tornam os espermatozoides aptos a fertilizar o oócito onde eles ocorrem e no que consistem?

A modificação de glicoproteínas na superfície celular e a perda da gota citoplasmática fazem parte da maturação dos espermatozoides e torna-os móveis (motilidade progressiva e direcional) e aptos a fertilizarem o oócito.

Quais os eventos necessários para que um espermatozoide fertilizar um oócito?

Fases da Fertilização

  • Passagem do espermatozóide através da corona radiata: ...
  • Penetração da zona pelúcida: ...
  • Fusão das membranas plasmáticas do ovócito e espermatozóides: ...
  • Término da segunda divisão meiótica e formação do pronúcleo feminino: ...
  • Formação do pronúcleo masculino: ...
  • Formação do zigoto:

Que tipo de alterações o gameta masculino sofre quando passa pela capacitação espermática?

Várias mudanças ocorrem no espermatozoide durante a capacitação. Entre as alterações mais significativas, destaca-se a remoção de uma capa de glicoproteínas e proteínas do plasma seminal da região do acrossoma.

Quais os eventos que ocorrem na espermiogênese?

As espermátides arredondadas são transformadas em espermatozoides através de uma série de modificações morfológicas progressivas conhecidas como espermiogênese. Estas modificações incluem condensação da cromatina nuclear, formação da cauda espermática ou aparelho flagelar, e desenvolvimento da capa acrossomal.

Onde ocorre a reação acrossômica?

Durante a fertilização, o espermatozoide de primeiro fundir-se e depois penetrar o óvulo. ... Portanto, o espermatozoide passa por um processo denominado reação acrossómica, que é a reacção que ocorre no acrossoma do espermatozoide quando este se aproxima do óvulo.

O que atrai o espermatozoide?

Em experimentos anteriores já foi mostrado que os espermatozóides se direcionam para áreas com altos níveis de progesterona. Esse hormônio também ativa o flagelo, que move o esperma, um fenômeno denominado de hiperatividade.

O que é a capacitação espermática?

Os espermatozoides existem no ejaculado de qualquer homem normal, porém, se colocados em contato direto com óvulos, são incapazes de fecundá-los. Capacitação é o nome dado ao processo que torna o espermatozoide capaz de fecundar um óvulo. ...

Qual é o principal estímulo hormonal para a ovulação?

O Hormônio Folículo Estimulante (FSH) permite que os óvulos (ou folículos) se desenvolvam no ovário. E o Hormônio Luteinizante (LH) age no folículo para que este atinja seu desenvolvimento máximo seja liberado como o óvulo maduro.

O que é espermograma com capacitação espermática?

O espermograma é o principal exame para avaliação da fertilidade masculina. A capacitação é um exame complementar ao espermograma. ... O processamento seminal permite avaliar a quantidade e qualidade dos espermatozoides recuperados e viáveis após processamento.

Quando ocorre a Espermiogênese?

A espermatogênese é um processo no qual ocorre a formação dos gametas masculinos, ou seja, os espermatozoides. Esse processo se dá no interior das glândulas sexuais ou gônadas, que, no sexo masculino, são os testículos. Esse processo ocorre da puberdade até o fim da vida do indivíduo.

Postagens relacionadas: