Como isolar o vocativo?

Índice

Como isolar o vocativo?

Como isolar o vocativo?

A vírgula é a mais usada para separar o vocativo, mas outras pontuações podem ser usadas, como visto nos exemplos acima (com exclamação, dois-pontos ou reticências). Sem pontuação, não é possível isolar o vocativo da oração, fazendo com que o enunciado fique ambíguo.

Quando a vírgula isola o vocativo?

Sempre, sempre o vocativo aparece isolado entre vírgulas, se estiver no meio da oração. ... Se o vocativo estiver no fim da oração, usamos a vírgula antes.

O que é isolar um vocativo?

O vocativo é um termo que indica o “chamamento”, “invocação”, “interpelação” de uma pessoa (interlocutor) real ou fictícia. Geralmente, ele é isolado por vírgulas quando a pausa for curta, ou com o ponto de exclamação, interrogação ou reticências, quando for uma pausa longa.

Quando separar o vocativo?

Sempre, sempre o vocativo aparece isolado entre vírgulas, se estiver no meio da oração. Claro, se estiver no começo, usamos a vírgula depois. Se o vocativo estiver no fim da oração, usamos a vírgula antes.

Como isolar o aposto?

Aposto é um termo que se junta a outro de valor substantivo ou pronominal para explicá-lo ou especificá-lo melhor. Vem separado dos demais termos da oração por vírgula, dois-pontos ou travessão.

Por que a vírgula é importante e deve acompanhar o vocativo?

O vocativo é um chamado, invocação ou apelo. ... O vocativo é usado no discurso direto, apresentando com frequência uma entonação apelativa e exclamativa. Ele deve aparecer entre vírgulas ou com outro sinal de pontuação que passe esse destaque, o ponto de reticências e exclamação são alguns exemplos.

Como deve ser empregada a vírgula para separar o aposto é o vocativo de exemplos?

Quando Usar a Vírgula

  1. Para separar elementos. ...
  2. Depois do vocativo. ...
  3. Entre o aposto. ...
  4. Depois do advérbios “sim” e “não” ...
  5. Na intercalação de texto. ...
  6. Nas orações subordinadas adverbiais. ...
  7. Nas orações subordinadas adjetivas explicativas. ...
  8. Na omissão de verbos.

Postagens relacionadas: