Como adaptar a sua escola para alunos com necessidades especiais?

Índice

Como adaptar a sua escola para alunos com necessidades especiais?

Como adaptar a sua escola para alunos com necessidades especiais?

O ideal é colocar rampas de acesso e nivelar o piso (principalmente nas áreas externas). A escola precisa construir rampas de acesso que permitam que o aluno chegue sem dificuldade até salas de aulas, andares superiores, bibliotecas, lanchonetes, quadras, brinquedos, salas de informática e demais ambientes.

Qual o foco do processo de Ensino-aprendizagem para favorecer a inclusão do aluno com necessidade especial?

Para que o processo de inclusão possa ser direcionado ao atendimento eficaz dos alunos que apresentam necessidades especiais, no atual modelo escolar brasileiro, devemos repensar a escola e suas práticas pedagógicas, visando o beneficio de alunos e professores.

Como incluir alunos com deficiência intelectual na sala de aula?

  1. A infantilização e a subestimação da pessoa com deficiência intelectual podem ser as principais barreiras para sua inclusão.
  2. O olhar do professor deve ser acolhedor, acreditando na capacidade que cada indivíduo tem de superar seus limites.
  3. Empregue sempre o máximo de significado na aprendizagem.

O que é preciso para trabalhar com educação especial?

Como trabalhar a educação especial em sala de aula?

  1. Sempre manter a calma. ...
  2. O professor de educação especial precisa ter múltiplas funções. ...
  3. O professor de educação especial precisa ser flexível. ...
  4. Planeje aulas divertidas. ...
  5. Trabalhar o respeito em sala de aula. ...
  6. O debate da inclusão deve acontecer dentro da escola.

O que facilita a inserção de pessoas com deficiência física nas escolas?

Envolver a família na rotina escolar A acessibilidade na escola também depende da colaboração dos pais. No caso de crianças com deficiência mental, a presença da família na fase de adaptação e em atividades específicas pode ser muito benéfica.

Qual é a importância da inclusão escolar?

A inclusão na escola tem como principal objetivo acolher e dar a possibilidade de todas as crianças e adolescentes terem o direito deles garantido, que é a educação desde o ensino base até o ensino médio, independentemente da classe social, condição psicológica ou física.

O que a escola deve propiciar aos alunos com necessidades especiais?

Aprendizagem. Equidade. O direito do aluno com necessidades educativas especiais e de todos os cidadãos à educação é um direito constitucional. ... Esta valorização se efetua pelo resgate dos valores culturais, os que fortalecem identidade individual e coletiva, bem como pelo respeito ao ato de aprender e de construir.

Como se dá a inclusão do aluno com Di?

Conhecer seu aluno, saber quem ele é, do que gosta e do que não gosta, suas habilidades e dificuldades, é a forma mais fácil de dar sentido ao seu aprendizado. Outra ponto importante da inclusão de alunos com deficiência intelectual, é a importância de criar formas de ensino que envolvam as emoções.

Qual é o currículo adaptado para alunos com necessidades educativas especiais?

O currículo adaptado para alunos com necessidades educativas especiais, ao contrário de um currículo funcional, é aquele que visa adaptar o currículo acadêmico para os alunos que, por suas condições cognitivas, físicas e sensoriais, não demonstram condições de acompanhar o currículo regular.

Como se realiza a adaptação do currículo regular?

Pressupõe que se realize a adaptação do currículo regular, quando necessário, para torná-lo apropriado às peculiaridades dos alunos com necessidades especiais. Não um novo currículo, mas um currículo dinâmico, alterável, passível de ampliação, para que atenda realmente a todos os educandos.

Quais são adaptações curriculares de acesso ao currículo?

Adaptações Curriculares de Acesso ao Currículo: São modificações ou provisão de recursos espaciais, materiais, pessoais ou de comunicação que vão facilitar que alguns alunos com necessidades educativas especiais possam desenvolver o currículo ordinário, ou no caso particular, o currículo adaptado.

Como oferecer apoio aos alunos que precisam de ajuda?

O segundo princípio é oferecer apoios aos alunos que precisam de algum tipo de ajuda para realizar as propostas. Pode ser um roteiro para produzir um texto, um arquivo em áudio de um texto que será estudado pelos alunos, e até mesmo uma lupa, ou um plano inclinado. É preciso conhecer muito bem os alunos para saber qual é o apoio que necessitam.

Postagens relacionadas: