Como que a acupuntura funciona?
Como que a acupuntura funciona?
A acupuntura tem como objetivo equilibrar a energia vital, conhecida como qi (lê-se “chi”), que flui pelo corpo em 14 meridianos e é formada pelo yin e yang. Se essas duas forças opostas não estão em harmonia, surgem distúrbios físicos e psicológicos.
Quais os perigos da acupuntura?
Agulhas não esterilizadas podem provocar infecções graves: de hepatite e septicemia a Aids. Mal aplicada, são um perigo, sobretudo para pacientes muito magros. Há um registro de 32 perfurações de pulmão e dois óbitos causados por agulhadas no coração. Acupuntura causa acidentes e mortes na Inglaterra.
Em que se baseia a acupuntura?
A técnica da acupuntura se baseia na existência de acupontos, distribuídos ao longo de doze linhas imaginárias, chamadas meridianos (coração, fígado, baço-pâncreas, pulmão, estômago, rim, circulação-sexo, intestino delgado, vesícula biliar, intestino grosso, bexiga e triplo aquecedor), que percorrem o corpo no sentido ...
O que se pode tratar com acupuntura?
A acupuntura pode ser usada para tratamentos de gastrite, diarreia, sinusite, dor de garganta, rinite, bronquite, asma, dores de cabeça, nas costas ou em outras partes do corpo. Além disso, ajuda a minimizar distúrbios de saúde mental, como ansiedade e estresse.
Quando uma agulha de acupuntura é inserida no corpo?
Segundo um estudo de ultrassonografia, quando uma agulha de acupuntura é inserida no corpo, ela estimula pequenos pedaços de tecido conjuntivo, resultando em uma micro tração tecidual, estimulando músculos e pequeno nervos sensitivos.
Qual a fibra estimulada na agulha de acupuntura?
Os pesquisadores acreditam que a principal fibra estimulada quando da inserção de uma agulha de acupuntura seja a fibra A delta, pois o estímulo adequado é a picada da agulha enquanto a frequência da resposta é de 3 a 3 Hz, duas características das fibras A delta primárias.
Quais os efeitos da acupuntura na pele?
Efeitos cicatrizantes e regeneração tecidual devido à acupuntura decorrem da migração e da aceleração da proliferação de fibroblastos promovidos pela substância P liberada localmente. Essa ação, além de induzir efeitos estéticos suavizando rugas das expressões faciais, melhora as estrias recentes da pele.