Como adaptar atividades para alunos especiais?

Índice

Como adaptar atividades para alunos especiais?

Como adaptar atividades para alunos especiais?

Envolva todo grupo de alunos: Sempre traga o tema do respeito ao tempo do outro, das habilidades individuais e das diferenças para sua prática; Você pode até sugerir que os próprios alunos confeccionem materiais diversificados para auxiliar a aprendizagem de um colega da turma.

Como atribuir nota para aluno especial?

Ou seja, a referência para a atribuição de notas é o próprio estudante, sua trajetória – de onde partiu e onde chegou, considerando o investimento feito pelo professor de sala e toda a comunidade escolar. Sugerimos, também, que você busque envolver toda a comunidade escolar neste processo.

Pode reter aluno com deficiência?

Se o conselho de classe entender, ao final do ano letivo que, mesmo tendo oferecido um programa educacional especializado o aluno não atingiu o mínimo esperado da aprendizagem dele, ele pode, sim, ser reprovado.

Como avaliar as aprendizagens dos alunos com deficiência?

Dicas de como avaliar alunos com deficiência

  1. Estabeleça um ambiente de confiança.
  2. Divida o conteúdo e a avaliação em pequenas partes.
  3. Revise o conteúdo antes da avaliação.
  4. Adote diferentes formas de avaliar os alunos.
  5. Trabalhe com estratégias diferentes para cada tipo de deficiência.
  6. Ajude com a avaliação, caso necessário.

Como adaptar atividades para alunos com deficiência intelectual?

Ao adaptar atividades para qualquer aluno (inclusive os com deficiência intelectual) eu sempre recomendo uma série de passos que, se executados em sequência e de forma correta, irão facilitar muito o trabalho do professor e a vida do aluno. Eu chamo esses passos de AEIOU da Educação Especial.

Será que você precisa fazer adaptações curriculares?

Se você é professor do AEE ou da sala de aula regular e precisa fazer adaptações curriculares, esse texto é para você. A deficiência intelectual ou o atraso cognitivo talvez seja um dos maiores desafios do professor do AEE – Atendimento Educacional Especializado, por consequência, um dos maiores desafios da educação especial também.

Como podemos avaliar o conteúdo da prova de língua portuguesa?

Assim, diminuímos o obstáculo da interpretação e da abstração e focamos apenas no conteúdo que queremos avaliar. Com alunos surdos que se comunicam através de LIBRAS, fica muito evidente que, caso não seja uma prova de língua portuguesa, é mais do que direito do aluno ter um intérprete de LIBRAS para auxiliá-lo em todas as questões.

Postagens relacionadas: