Quais são os passos que o professor deve seguir na elaboração de uma aula para surdos?

Índice

Quais são os passos que o professor deve seguir na elaboração de uma aula para surdos?

Quais são os passos que o professor deve seguir na elaboração de uma aula para surdos?

São elas: aprender e usar Libras; atentar para a presença de alunos surdos a partir do planejamento das aulas, programando ações que contemplem as especificidades desses discentes; pesquisar sobre os surdos e o ensino (de História) para tais sujeitos; utilizar estratégias e recursos pedagógicos diferenciados; promover ...

Como incluir o aluno surdo?

Nas aulas

  1. Apresentar ao aluno uma síntese provisória da aula por escrito;
  2. Dirigir-se sempre ao aluno para localizá-lo sobre o tema que está sendo falado em sala (falar perto, devagar e olhando para o aluno);
  3. Orientar a respeito de termos da área, indicando onde se pode, ou não, utilizar sinônimos;

O que fazer quando se tem um aluno surdo?

Dicas importantes:

  1. Explore recursos visuais em sala de aula;
  2. É muito importante que todos os vídeos/filmes utilizados ou recomendados tenham legenda;
  3. Mantenha contato visual com o aluno surdo, direcionando suas perguntas a ele e não ao intérprete;

Qual o papel do professor surdo na formação do aluno surdo?

A presença do professor em Libras se oficializa no Decreto Federal n.º 5.626/2009 como o mediador intencional e responsável pela formação de pessoas qualificadas para constituir um apoio pedagógico especializado que atenda as necessidades comunicativas das pessoas surdas.

Que estratégias podem facilitar o trabalho com as crianças que apresentam deficiência auditiva em sala de aula?

Aluno com deficiência auditiva deve sentar na primeira fileira, evitar cantos/paredes (especialmente com perdas unilaterais – orelha melhor, jamais virada para a parede), explanar sempre de frente, jamais falar pro quadro/lousa. Boca sempre sob o olhar do aluno.

Como a escola deve receber é incluir o aluno surdo?

Com relação à inclusão de alunos com necessidades especiais, a legislação contida na Constituição Federativa do Brasil de 1988, artigo 208, define que o atendimento aos deficientes deve ser dado, preferencialmente, na rede regular de ensino.

Como lidar com a surdez?

Boa leitura! O primeiro passo para lidar com a questão da surdez dentro da escola de ensino tradicional é entender as necessidades dos estudantes. Dependendo do tipo e do grau de dificuldade auditiva que apresentem, as crianças precisarão de atenção especial para acompanhar as aulas.

Quando começou a educação de surdos no Brasil?

De acordo com Teixeira (2008), no Brasil, a educação de surdos teve início em 1855, com a chegada do educador francês Ernest Huet.

Qual o ensino de português para alunos surdos?

O ensino de Português para alunos surdos fundamenta-se em bases teóricas e em práticas de professores. Trata-se de um material que aborda a forma bilíngüe de efetivar a alfabetização de crianças com surdez, podendo colaborar com a formação continuada de professores, de forma a melhorar a qualidade da educação.

Quais são as especificidades da aprendizagem da criança surda?

A bolsista destaca a atenção às especificidades que a aprendizagem da criança surda apresenta, bem como, a necessidade de utilização de recursos adequados de apoio e estimulação ao interesse do aluno.

Postagens relacionadas: