Como adaptar o currículo para alunos especiais?

Índice

Como adaptar o currículo para alunos especiais?

Como adaptar o currículo para alunos especiais?

Confira, o passo a passo de como preparar essa adaptação, desde o ambiente doméstico até chegar ao escolar.

  1. Faça um balanço do ano anterior. ...
  2. Aplicação de avaliações. ...
  3. Planejamento de ensino individualizado. ...
  4. Acompanhamento fonoaudiólogo para a adaptação curricular. ...
  5. O trabalho da escola.

Como deve ser o currículo dessa nova escola?

Ouça em voz altaPausarO currículo deve apresentar, além dos princípios da rede/escolas, o COMO ensinar, ou seja, quais as estratégias metodológicas mais adequadas para o desenvolvimento daquilo que está sendo proposto na BNCC.

Como adaptar o currículo?

O que alterar?

  1. Objetivo profissional. Se seu currículo começa comunicando seu objetivo profissional, você deve prestar atenção nesse quesito! ...
  2. Realizações em empresas anteriores. ...
  3. Habilidades. ...
  4. Experiências adicionais. ...
  5. Layout e estilo visual. ...
  6. 7 palavras para nunca incluir no currículo.

O que é adaptação curricular?

Ouça em voz altaPausarAdaptações Curriculares São modificações do planejamento, objetivos, atividades e formas de avaliação, no currículo como um todo ou em aspectos dele, de forma a acomodar TODOS os alunos.

Como deve ser as adaptações curriculares na área da deficiência intelectual?

Ouça em voz altaPausarAo professor deverá ser assegurado o suporte necessário para que em sala de aula possa disponibilizar de todos os meios, métodos, técnicas e recursos a fim de garantir ao aluno deficiente intelectual, todas as possibilidades para o seu desenvolvimento.

O que é currículo nova escola?

Ouça em voz altaPausarEle é um documento que guarda um projeto de país, de pessoa, de escola, ele traz essa dimensão do aluno como responsabilidade do território”. Para ela, o espírito colaborativo da construção dos currículos não pode ser perdido agora que o documento chega para as escolas.

Como deve ser o currículo de acordo com a Bncc?

Como organizar o currículo segundo a BNCC

  • Incluir características regionais. ...
  • Contextualizar com base na realidade local. ...
  • Escolher materiais didáticos alinhados à BNCC. ...
  • Garantir uma atualização de práticas. ...
  • Desenvolver as competências especificas.

Qual a importância das adaptações curriculares para o processo de ensino e aprendizagem?

Ouça em voz altaPausarReconhecidamente, as adaptações curriculares constituem uma possibilidade para atender às dificuldades de alunos com deficiência, ou que apresentem dificuldades de aprendizagem, favorecendo a apropriação do conhecimento escolar e contribuindo com o seu processo de aprendizagem.

Qual o objetivo da adaptação curricular?

Ouça em voz altaPausarAs Adaptações Curriculares são os ajustes e modificações que devem ser promovidos nas diferentes instâncias curriculares, para responder às necessidades de cada aluno, e assim favorecer as condições que lhe são necessárias para que se efetive o máximo possível de aprendizagem.

Como elaborar um currículo escolar?

Um currículo escolar precisa ser elaborado a partir do projeto pedagógico da escola, ter uma teoria que o fundamente, a mesma perspectiva que fundamenta o projeto pedagógico e definir a proposta educativa que orientará o trabalho pedagógico do dia a dia da escola, dos trabalhos realizados principalmente na sala de aula com os alunos.

Quais são as adaptações curriculares?

As adaptações curriculares são intrínsecas ao novo conceito de currículo. De fato, um currículo deve contar com adaptações para atender à diversidade das salas de aula, dos alunos (LANDIVÁR apud PARANÁ, 2006, p.50),

Qual é a composição do currículo escolar?

Visto dessa maneira, o currículo escolar vai muito além do simples elenco de disciplinas e conteúdos programáticos a serem cumpridos em determinada carga horária ou de uma matriz curricular. A composição do currículo é um momento de decisão da escola, que é legitimado na prática educativa.

Será que as adaptações curriculares deveriam ser adotadas para todos os alunos?

Esclarecemos que as adaptações curriculares não deveriam ser vistas como medidas a serem adotadas para um grupo específico, senão para todos os alunos e, individualmente, quando absolutamente necessário. Em 2000, sob a influência dos Parâmetros Curriculares Nacionais – PCNs e do Projeto Escola Viva2]

Postagens relacionadas: