Como se brinca de pular elástico?
Índice
- Como se brinca de pular elástico?
- Quais são as brincadeiras de pular?
- Qual a origem da brincadeira de pular corda?
- Como é o nome da brincadeira que puxa?
- Qual a origem do jogo do elástico?
- Como podemos reconstruir o jogo do elástico?
- Por que faltam os registros do jogo elástico?
- Como é feito o elástico em fases?
Como se brinca de pular elástico?
Duas crianças, distantes três metros uma da outra, colocam o elástico ao redor de suas pernas, formando um retângulo. O terceiro participante se posiciona ao lado do elástico esticado e pula no vão do retângulo, com uma ou duas pernas.
Quais são as brincadeiras de pular?
Pula num pé só: 7 brincadeiras com corda superdivertidas
- Pular corda. A primeira dica é a mais básica: pular corda do jeito tradicional. ...
- Reloginho. ...
- Laçar o bezerro. ...
- Equilíbrio. ...
- Cabo de Guerra. ...
- Cabo de Guerra nas alturas. ...
- Dar nós.
Qual a origem da brincadeira de pular corda?
Pula Corda No Egito e na China, a brincadeira surgiu de uma necessidade de melhorar o processo de produção de cordas, pois passando a corda em volta do corpo, ficava mais fácil e rápido de trançá-las. Podendo brincar sozinho ou em grupos, a corda de pular fortalece o corpo e ajuda na criação de laços sociais.
Como é o nome da brincadeira que puxa?
Cabo de Guerra Ganha o time que conseguir puxar o outro até atravessar a marcação no chão.
Qual a origem do jogo do elástico?
O jogo do elástico possuí origem desconhecida. Não se sabe quem o criou, tampouco o contexto e o tempo em que os primeiros saltos entre o elástico foram realizados. Por se tratar de uma manifestação cultural que se utiliza do material “elástico”, tem se a ideia que o jogo surgiu somente após a invenção do próprio material.
Como podemos reconstruir o jogo do elástico?
Percebe-se que atualmente o jogo do Elástico é pouco vivenciado pelas crianças, apresentando a necessidade de práticas sociais que o reconstruam. Entre as práticas sociais que podem reconstruir o jogo do elástico estão as aulas nas escolas de Educação Básica, nos encontros pedagógicos promovidos pela Educação Física.
Por que faltam os registros do jogo elástico?
Pela falta de registros, o jogo do elástico é um dos jogos tradicionais que mais varia a sua forma de ser, destacando a subjetividade de cada grupo social e indivíduos praticantes. Reitera-se que as aulas de Educação Física são espaços pedagógicos privilegiados para que tais registros das fases do jogo elástico aconteçam.
Como é feito o elástico em fases?
Geralmente, os mesmos movimentos são realizados com o elástico mais alto (canela, joelho, coxa, cintura). Por se tratar de um jogo tradicional de fases, o elástico possuí variações tanto nas sequências (fases 1, 2, 3...) quanto no nome e nos movimentos a ser realizados.