Como justificar ponto eletrônico?

Índice

Como justificar ponto eletrônico?

Como justificar ponto eletrônico?

Pode ser através de um documento, por escrito e assinado, comprovando que você trabalhou na data, mas não marcou o ponto. Esse documento justifica a falta da marcação e evita penalidades, já que algumas companhias incluem o dever de bater ponto no próprio contrato de trabalho.

O que é justificativa de ponto?

Justificativa - Ponto Eletrônico - Documentação. O módulo Justificativas permite informar o motivo da não marcação de ponto, como uma ausência médica nos horários padrão dos funcionários, estagiários e terceiros. Alguns exemplos de justificativas são: atestado médico, falta, atraso, férias.

O que fazer quando o empregado não registrar o ponto?

Esquecer de marcar o ponto pode ser entendido como insubordinação e, nesse caso, a empresa pode tomar medidas legais para advertir o funcionário. Também pode até demitir por justa causa o funcionário que continuar cometendo a mesma falta. Isso pode, inclusive, estar previsto no contrato.

Quais cargos não precisam registrar ponto?

De acordo com o artigo 62 da CLT, apenas em três casos o funcionário não precisa marcar seu ponto.

  • Colaborador faz atividade externa;
  • Os cargos de confiança como gerentes, diretores e chefes;
  • Trabalhador em regime de home office .

Como registrar ponto de funcionário?

O REP, ou Relógio Eletrônico de Ponto, é o método ainda mais utilizado pela maioria das empresas brasileiras hoje. É aquela máquina onde o colaborador insere a digital, e ela faz a marcação da localização, identidade e horário do registro, emitindo um comprovante em papel e armazenando os dados em um software.

O que é justificativa exemplos?

A justificativa é parte do Trabalho de Conclusão de Curso onde o autor fundamenta as motivações que o levaram a realizar aquele trabalho. Procure pensar a respeito da justificativa como a maneira pela qual se convence o leitor de que o trabalho possui importância e deve ser realizado.

Como corrigir folha de ponto?

O ideal a ser feito é solicitar que o empregado preencha toda folha de ponto daquele período sem nenhum tipo de rasura ou uso de corretivo, para evitar que o documento seja considerado nulo pelos fiscais do Ministério do Trabalho e a empresa ter que pagar horas extras de todo o tempo retroativo.

De quem é a responsabilidade do registro de ponto?

O livro de ponto pode ser preenchido por um funcionário e por isso o RH tem a responsabilidade de orientar esse funcionário durante o processo, se houver alguma dúvida. No final de todo mês o responsável do RH ou DP deve entregar o documento ao empregado para que ele possa assinar no fim de todo mês trabalhado.

Por que o controle de ponto é obrigatório?

Vale lembrar que por exemplo, uma determinada empresa pode possuir 5 estabelecimentos, e nenhum deles atingir o limite dos 10 funcionários, nesse caso o controle de ponto é opcional. Mas, para aqueles estabelecimentos que tiverem 10 ou mais funcionários, o controle de ponto se torna obrigatório.

Qual a obrigatoriedade da marcação de ponto?

Dessa forma, por lei a marcação de ponto é válida por registro manual os livros de ponto comuns, registro mecânico os relógios cartográficos e o registro eletrônico pelo REP ou sistema online. Qual a obrigatoriedade da marcação de ponto?

Por que o colaborador precisa marcar seu ponto todos os dias?

O próprio colaborador é quem precisa marcar o seu ponto todos os dias, pois o registro precisa ser sempre fiel. E depois que você implementou o sistema de marcação de ponto na sua empresa, qual o próximo passo? O empregado deve ser comunicado sobre a marcação de ponto?

Como o empregado deve ser comunicado sobre a marcação de ponto?

O empregado deve ser comunicado sobre a marcação de ponto? Sim, o colaborador deve ser avisado da sua jornada de trabalho e da obrigatoriedade de marcar o ponto de acordo com as regras da empresa.

Postagens relacionadas: