Como lançar uma nota de devolução na EFD?

Índice

Como lançar uma nota de devolução na EFD?

Como lançar uma nota de devolução na EFD?

Devoluções de Vendas devem ser escrituradas com os CFOP correspondentes no campo C170 (no caso de escrituração individualizada dos créditos por documento fiscal) ou nos registros C191/C195, pois as operações de Devolução de Vendas, correspondem à crédito (já que há estorno de valores também).

Como lançar nota fiscal cancelada no SPED Contribuições?

Verifique a data de cancelamento na nota fiscal (cancelamento em período posterior ao de emissão da nota fiscal). Se a nota fiscal foi cancelada em período POSTERIOR ao de emissão, então, o sistema realizará um ajuste no bloco M conforme orientado no Guia Prático do Sped Contribuições.

Como ajustar a devolução nas notas fiscais de compra?

O valor da devolução é ajustado nas Notas Fiscais de compra ou, se não for possível, diretamente no bloco M. Neste último caso, deverá utilizar o campo de número do documento e descrição do ajuste para relacionar as notas fiscais de devolução.

Como utilizar as notas fiscais de devolução de vendas?

Neste caso, deverá utilizar o campo “NUM_DOC” e “DESCR_AJ” para relacionar as notas fiscais de devolução de vendas, como ajuste de redução da contribuição cumulativa.

Qual a nota fiscal de devolução de bens e mercadorias?

Mesmo não gerando direito a crédito no regime cumulativo, a nota fiscal de devolução de bens e mercadorias pode ser informada nos registros consolidados C190 e filhos, ou C100 e filhos, para fins de transparência na apuração. Nesse caso, deve ser informado o CST 98 ou 99, visto que a devolução de venda no regime cumulativo não gera crédito.

Como utilizar o campo de devolução de compra?

Neste último caso, deverá utilizar o campo “NUM_DOC” e “DESCR_AJ” para relacionar as notas fiscais de devolução, como ajuste de redução de crédito. Por se referir a uma operação de saída, a devolução de compra deve ser escriturada com o CST 49.

Postagens relacionadas: