Como adaptar atividades para deficientes visuais?
Índice
- Como adaptar atividades para deficientes visuais?
- Que material específico é preciso para atender aos portadores de deficiência visual?
- Como ensinar a matemática numa pessoa com deficiência visual?
- O que o professor precisa saber para desenvolver um bom trabalho com o aluno com deficiência visual?
- Quais são as estratégias de ensino para alunos cegos?
- Como melhorar a percepção dos alunos com cegueira?
- Será que a criança cega deve ser executada e não fazer por ela?
- Como o aluno deficiente pode participar das atividades realizadas pelos demais alunos?
Como adaptar atividades para deficientes visuais?
- Objetos sonoros Inserir guizos ou grãos dentro de bambolês ou bolas os deixa perceptíveis aos deficientes visuais. - Lápis com engrossador Encaixar uma bola de borracha na parte de trás do lápis, ou envolvê-lo com espuma, aumenta a sua circunferência e facilita o uso para quem tem dificuldade motora.
Que material específico é preciso para atender aos portadores de deficiência visual?
Para alcançar desempenho eficiente, o aluno deficiente visual, especialmente o aluno cego, precisa dominar alguns materiais básicos, indispensáveis no processo ensino-aprendizagem. Entre esses materiais, destacam-se: reglete e punção, sorobã, textos transcritos em Braille e gravador cassete.
Como ensinar a matemática numa pessoa com deficiência visual?
Uma boa estratégia para o professor é utilizar materiais concretos e manipuláveis. O ábaco e o material dourado permitem trabalhar com os alunos desde princípios de contagem até as quatro operações. Esses materiais podem e devem ser utilizados por todos os alunos, podendo até mesmo serem confeccionados por eles.
O que o professor precisa saber para desenvolver um bom trabalho com o aluno com deficiência visual?
O professor especializado em deficiência visual precisa estar sempre junto de seus alunos, que são cegos e/ou apresentam visão subnormal, para favorecer experiências sensoriais e perceptivas (auditivas, olfativas, gustativas, táteis e cinestésicas); trabalhar com as atividades de vida diária; orientar quanto à ...
Quais são as estratégias de ensino para alunos cegos?
No processo educacional de alunos cegos, a utilização de estratégias de ensino deve considerar: O grau de aceitação da condição de ser cego As implicações decorrentes da cegueira As características e o funcionamento próprios de cada sentido –tato, olfato, audição, paladar Instrumentos e recursos didáticos disponíveis (SILVA, 2006)
Como melhorar a percepção dos alunos com cegueira?
Desenvolva, sistematicamente, a percepção tátil dos alunos com cegueira, pois ela é essencial para que os cegos cheguem a desenvolver a capacidade de organizar, transferir e abstrair conceitos. Dê mais tempo para o aluno cumprir suas tarefas e diminua o número de exercícios e/ou textos, caso seja necessário.
Será que a criança cega deve ser executada e não fazer por ela?
A criança cega sempre deverá ser auxiliada pelo professor e fazer a atividade junto com um colega de sua turma, para que receba as explicações mais detalhadas d as fases da confecção do brinquedo. Importante professor: mostrar à criança vidente que sua função na situação é detalhar à criança cega a tarefa a ser executada e não fazer por ela!
Como o aluno deficiente pode participar das atividades realizadas pelos demais alunos?
Não apenas o aluno deficiente pode participar das atividades realizadas pelos demais alunos, como também estes podem realizar atividades adaptadas de modo que enriqueçam seu reportório, como por exemplo, podemos ensinar para os alunos uma variação do futebol, jogado por deficientes visuais denominado "futebol de 5".