Como contabilizar moeda estrangeira?

Índice

Como contabilizar moeda estrangeira?

Como contabilizar moeda estrangeira?

Contabilizar operações em Dólar e Variação Cambial decorrente de Contrato de Crédito em moeda estrangeira parece simples, no momento do recebimento do crédito, basta converter o montante negociado pela taxa de câmbio do dia do fechamento da operação para obter os valores em reais.

Como contabilizar adiantamento de Contrato de câmbio?

O contrato de câmbio entre o exportador e o banco é firmado antes da entrega da documentação de embarque e será liquidado apenas quando o comprador (importador) efetuar o pagamento no exterior. Desse modo a conta “Adiantamento sobre Contrato de Câmbio” é como conta de Passivo Circulante na exportadora.

Como contabilizar a variação cambial?

O registro contábil da variação cambial deve ser feito a débito ou a crédito da conta atualizada, tendo como contrapartida contas de resultado, de variações cambiais ativas (receita) ou de variações cambiais passivas (despesa).

Como contabilizar exportações?

O que diferencia contabilmente essas operações é a conta de receita a ser debitada quando do registro da operação:

  1. Exportação direta: contabilizar na conta “Receita de Vendas – Exportação Direta (CR)”;
  2. Exportação indireta: contabilizar na conta “Receita de Vendas – Venda com Fins Específicos de Exportação (CR)”.

Como contabilizar o imposto de importação?

Quando os bens importados (mercadorias ou matérias-primas) forem desembaraçados, será efetuado o registro no almoxarifado do importador, mediante transferência do saldo final da conta transitória para a conta definitiva de "Estoques de Mercadorias ou Matérias-primas" no Ativo Circulante.

Como funciona o adiantamento de Contrato de câmbio?

O ACC (de Adiantamento sobre Contrato de Câmbio) é uma antecipação de recursos em moeda nacional (R$) ao exportador, por conta de uma exportação a ser realizada no futuro.

Como tributar a variação cambial?

No regime de competência, a variação cambial é reconhecida a cada período, independentemente da liquidação da operação. Assim, se ocorrer no período uma variação cambial passiva (despesa), já nesse período ela irá reduzir o lucro da empresa e, talvez, o montante do imposto de renda devido.

Quando devo reconhecer a variação cambial?

Já no regime de competência, a variação cambial é reconhecida a cada período, independentemente da liquidação da operação. Assim, se ocorrer no período uma variação cambial passiva (despesa), já nesse período ela irá reduzir o lucro da empresa e, talvez, o montante do IRPJ devido.

Como abrir uma conta no exterior?

Abrir uma conta no exterior traz muitas vantagens, especialmente para quem viaja muito, investe no exterior ou passa longos períodos fora do Brasil. Com as facilidades da internet, você pode abrir um conta internacional sem nem precisar sair do Brasil, usando apenas a internet.

Como deve ser declarada sua conta no exterior?

Sua conta no exterior deve ser declarada na ficha Bens e Direitos – Depósito bancário em conta corrente no exterior. É preciso ainda colocar o país em que se encontra essa conta e a quantia do saldo do dia 31 de dezembro do ano-base da declaração. Note que há um campo aberto para discriminação.

Quais os dados da conta não remunerada no exterior?

Na Ficha “Bens e Direitos”, sob o Código “62 – Depósito bancário em conta corrente no exterior ...”, no campo “Discriminação” Gisele deverá informar os dados da conta não remunerada no exterior (valor em moeda estrangeira, banco e número da conta).

Posso declarar minha conta no exterior?

Todas as pessoas físicas que possuem conta no exterior devem declarar no Imposto de Renda, independentemente do saldo. Preciso declarar minha conta no exterior? Sim, todas as pessoas físicas que possuem conta no exterior devem declarar no Imposto de Renda.

Postagens relacionadas: