Como acontece mola hidatiforme?
Índice
- Como acontece mola hidatiforme?
- Quem já teve uma gravidez molar pode ter outra?
- O que é a mola hidatiforme?
- O que é mola hidatiforme parcial e completa?
- O que é gravidez molar é perigoso?
- O que causa a doença Trofoblastica?
- Quanto tempo pode engravidar depois de uma gravidez molar?
- O que é gravidez molar parcial?
- Qual a importância do hCG no diagnóstico de mola hidatiforme?
- O que é um mola?
Como acontece mola hidatiforme?
A gravidez molar, também chamada de gravidez em mola ou mola hidatiforme, é uma condição rara que acontece durante a gravidez devido a alterações no útero, provocadas pela multiplicação de células anormais na placenta.
Quem já teve uma gravidez molar pode ter outra?
Toda mulher que teve mola hidatiforme deve continuar o acompanhamento até o final, fazendo a dosagem de hCG de acordo com o solicitado pelo médico. Após o acompanhamento, a mulher poderá engravidar novamente, apesar de haver um pequeno risco de uma nova gravidez molar.
O que é a mola hidatiforme?
A mola hidatiforme é uma complicação relativamente infrequente da gravidez, mas com potencial para evolução para formas que necessitam de tratamento sistêmico e podem ser ameaçadoras da vida. Sob a denominação de mola hidatiforme há duas entidades histopatológicas e clínicas: a mola parcial e a completa.
O que é mola hidatiforme parcial e completa?
As molas parciais resultam da fecundação de um ovócito por dois espermatozóides normais ou um espermatozóide anormal. Este tipo de mola é caracterizada por hiperplasia trofoblástica focal, degenerescencia de vilosidades coriónicas localizada e tecido embrionário identificável. O cariótipo é triplóide em 99% dos casos.
O que é gravidez molar é perigoso?
A mola hidatiforme, também conhecida por gravidez molar, é uma das várias patologias que podem levar à interrupção da gestação. Além de causar aborto, a doença pode evoluir para tumor trofoblástico gestacional, uma forma maligna que, se não tratada correta e precocemente, pode colocar a vida da mãe em risco.
O que causa a doença Trofoblastica?
As DTGs vilosas são o resultado de uma gestação aberrante com o cariótipo anormal devido a uma fertilização incorreta, que vai ocasionar a proliferação anormal do trofoblasto. Assim, podem formar os anexos embrionários atípicos e não formar o feto, ou formar um feto anômalo.
Quanto tempo pode engravidar depois de uma gravidez molar?
Quanto tempo para engravidar após mola hidatiforme parcial? O acompanhamento deve ser rigoroso pelo médico. Podendo ser liberado para gravidez após 6 meses consecutivos de negativação do beta HCG.
O que é gravidez molar parcial?
Já na mola hidatiforme parcial ou incompleta, é possível observar um feto, entretanto ele normalmente é inviável e apresenta uma grande quantidade de malformações. Esse tipo de mola ocorre pela fecundação de um óvulo normal, diferentemente da forma completa, por dois espermatozoides ou por um espermatozoide diploide.
Qual a importância do hCG no diagnóstico de mola hidatiforme?
O segmento e acompanhamento das pacientes, através de dosagens seriadas do hormônio beta-hCG, são de extrema importância no que diz respeito à persistência da doença e à gestações subsequentes, pelo risco aumentado de uma nova gestação molar e de infertilidade.
O que é um mola?
peça de aço ou de outro material dotado de elasticidade, geralmente laminar (muitas vezes enrolada em espiral), ou sob a forma de arame (muitas vezes enrolada em hélice), que se utiliza para imprimir movimentos, amortecer choques, prender, fazer regressar um objeto ao lugar de que foi deslocado, etc.