Como lançar nota de devolução na contabilidade?

Índice

Como lançar nota de devolução na contabilidade?

Como lançar nota de devolução na contabilidade?

A nota de devolução deve ser contabilizada em conta redutora que compõe o grupo de Custo: (-) Devolução de Compras.

Como lançar devolucao de venda?

Contabilmente, as mercadorias devolvidas deverão ser baixadas do estoque mediante lançamento no Livro Diário (a crédito da conta "Estoques (AC)"). Registra-se, ainda, que essa Nota Fiscal servirá para acompanhar as mercadorias e/o produtos até o estabelecimento do fornecedor.

Como referenciar nota fiscal de devolução?

Abra a nota desejada e no campo Finalidade selecione Devolução/Retorno: No campo Nota Fiscal eletrônica referenciada insira a Chave da nota fiscal que você deseja referenciar com 44 dígitos. Após realizar a alteração, salve e tente emitir a nota fiscal.

Qual o CFOP de devolução de venda?

CFOP 1202 - Devolução de venda de mercadoria adquirida ou recebida de terceiros.

O que é uma devolução de venda?

A devolução de venda pode ocorrer de duas maneiras: 1. Recusa de mercadorias pelo destinatário: ocorre quando o destinatário não aceita receber a mercadoria adquirida, não dá entrada da mercadoria em seu estoque e devolve mercadoria ao transportador explicando no verso do DANFE o motivo do não aceite.

Como emitir uma nota fiscal de devolução?

As dúvidas mais comuns ao emitir uma nota fiscal de devolução: qual CFOP usar, CST, CSOSN e alíquotas de impostos, devolução total ou parcial, IPI, PIS, COFINS e Outros valores e se precisa fazer todos os cálculos e controles.

Posso colocar os impostos na nota de devolução?

Devo colocar os impostos na nota de devolução? Sim, os impostos devem ser iguais aos da nota de origem, lembrando de que devem ser proporcionais em caso de devolução parcial da nota. O CFOP inverso é igual ao CFOP de devolução? Não. O CFOP inverso é para nota de ajuste e o CFOP de devolução é para notas de devolução.

Como fazer a devolução de compras?

Já a devolução de compras, faz-se o "contrário", ou seja, Credita a Conta de Estoque de Mercadorias e Debita a Conta de Fornecedores à pagar, ou Duplicatas à pagar ou Caixa (este último no caso de a compra ter sido à vista). Qualquer dúvida, volte a postar. Visite o meu Facebook. Bom dia!

Qual a data de compra e data da devolução?

3 - Data de compra e data da devolução, se tudo ocorreu dentro do mesmo período de apuração ou não, observados os critérios de impostos não cumulativos segundo o regime de tributação citado no tópico anterior. Como este assunto já foi esclarecido em outros tópicos, recomendo-lhe que seja feita uma pesquisa em nosso banco de dados.

Postagens relacionadas: