Como entender a FISPQ?

Índice

Como entender a FISPQ?

Como entender a FISPQ?

FISPQ: Aspectos Normativos

  1. Identificação do produto e da empresa.
  2. Identificação de perigos.
  3. Composição e informações sobre os ingredientes.
  4. Medidas de primeiros socorros.
  5. Medidas de combate a incêndio.
  6. Medidas de controle para derramamento ou vazamento.
  7. Manuseio e armazenamento.
  8. Controle da exposição e proteção individual.

Como saber a FISPQ de um produto?

Como temos acesso a FISPQ? O fabricante/fornecedor deve disponibilizar as fichas junto com o produto, pois trata-se de um documento obrigatório para a comercialização destes produtos. Ela um direito de quem adquire o produto. E deve ficar a disposição de todos os que trabalham com o produto.

Onde deve ficar à FISPQ?

Por isso, é de suma importância que o empregador, ao adquirir produtos químicos, verifique se há FISPQ junto a estes. Caso não haja, é recomendável que a empresa exija do fabricante as FISPQs para cumprir a obrigatoriedade de mantê-las em locais adequados, onde os produtos químicos sejam manipulados e/ou armazenados.

Como organizar uma FISPQ?

A ESTRUTURA DA FISPQ Ela estabelece 16 seções obrigatórias, cujos títulos, numeração e sequência devem ser sempre mantidos. São elas: 1 - “Identificação” ou “Identificação do produto e da empresa” – informa o nome do produto, com uma breve descrição e usos recomendados.

O que podemos obter lendo a Fispq?

A Ficha de Informação de Segurança dos Produtos Químicos (FISPQ) atende às normas sobre o uso obrigatório nas embalagens de produtos químicos, como: tintas, solventes, dentre outros. ... Também contém informações sobre a forma de armazenamento, transporte, combate a incêndio, intoxicação e ações de emergência.

Quais são as regras para uma Fispq?

A ABNT NBR 14725 – parte 4 (que diz como elaborar uma FISPQ) é obrigatória para todos os produtos classificados como perigosos e para produtos não classificados como perigosos, mas cujos usos previstos ou recomendados derem origem a riscos a segurança e saúde dos trabalhadores.

Qual a NR que fala da FISPQ?

NR26 A Ficha de Informações de Segurança de Produtos Químicos (FISPQ) é um documento que contém informações importantes para o correto gerenciamento de produtos químicos.

O que tem que constar na FISPQ?

FISPQ - Ficha de Informações de Segurança de Produtos Químicos

  1. Seção 1 - Identificação. ...
  2. Seção 2 - Identificação de perigos. ...
  3. Seção 3 - Composição e informações sobre ingredientes. ...
  4. Seção4 - Medidas de primeiros-socorros. ...
  5. Seção 5 - Medidas de combate a incêndio. ...
  6. Seção 6 - Medidas de controle para derramamento ou vazamento.

Quais são os símbolos da FISPQ?

A partir da classificação determinam-se os símbolos, a palavra de advertência, as frases de perigo e de precaução, que são fundamentais na sistematização da comunicação de perigo por meio do rótulo e da FISPQ, os quais devem ser fornecidos aos usuários do produto.

Por que a FISPQ é imprescindível?

Adicionalmente, a FISPQ é um documento básico e imprescindível no processo de gerenciamento do risco químico, estando a sua correta elaboração e interpretação diretamente relacionadas à redução de impactos à saúde humana e ao meio ambiente, decorrentes do uso de produtos químicos.

Quais os benefícios do uso da FISPQ no ambiente de trabalho?

Os principais benefícios do uso da FISPQ no ambiente de trabalho são: capacitação dos recursos humanos quanto ao manuseio correto dos produtos químicos e quanto à conduta em casos de emergência; atendimento à legislação vigente, evitando passivo trabalhista.

Postagens relacionadas: