O que é Genograma em psicologia?

Índice

O que é Genograma em psicologia?

O que é Genograma em psicologia?

O genograma tem sido definido como um desenho gráfico da vida familiar com o objetivo de levantar informações sobre os seus membros e suas relações, através de gerações, constituindo-se numa ferramenta de avaliação muito utilizada pela terapia sistêmica de família.

Quando usar o Genograma?

Na terapia e no aconselhamento familiar, o Genograma é utilizado como um instrumento para engajar a família, destravar o sistema, rever dificuldades familiares, verifi- car a composição familiar, clarificar os padrões relacionais familiares e identificar a família extensa.

Como fazer um Genograma psicologia?

Como fazer um Genograma? Bem, o primeiro passo para fazer um Genograma é ter os nomes dos familiares e as respectivas relações de parentesco. Nesse sentido, podemos começar desenhando primeiro a árvore genealógica para, posteriormente, ir coletando mais dados sobre cada um dos membros da família.

Como interpretar um Genograma familiar?

Os números indicam as idades, o quadrado representa o sexo masculino e o círculo o sexo feminino. As linhas horizontais mostram as relações de irmãos e irmãs ou relações conjugais, enquanto as setas verticais indicam a paternidade e a maternidade.

O que o Genograma permite avaliar?

O Genograma Familiar é uma representação gráfica que mostra como uma família é “montada”. É uma rica fonte de hipóteses sobre um problema clínico que pode estar relacionado com o contexto familiar e sua evolução através do tempo. ... É uma avaliação visual de como as famílias integram entre si e a comunidade onde vivem.

Quais as aplicações do Genograma na prática clínica?

Fundamentado na teoria sistêmica, o genograma possibilita analisar o contexto psicossocial do paciente, sua família e sua doença. Por ser um mapa relacional, facilita a visualização do contexto familiar, funcionando como uma "radiografia" psicossocial do paciente.

Como se faz um genograma?

‡ Um genograma é uma representação gráfica das relações e da história médica e psicológica de uma família, com foco em uma pessoa. ‡ Ele se difere de uma simples árvore genealógica pois permite a visualização de padrões hereditários e fatores psicológicos que pontuam as relações.

O que deve conter em um genograma?

Um genograma inclui símbolos para indicar interações familiares como conflitos, proximidade, separação etc. Relacionamentos emocionais têm ícones específicos que mantêm o fluxo do documento claro. Também há símbolos que indicam abuso sexual ou físico, além de doenças mentais e físicas.

O que significa genograma familiar?

O Genograma Familiar é uma representação gráfica que mostra o desenho ou mapa da família.

Postagens relacionadas: