Como ler os elementos químicos?
Como ler os elementos químicos?
Sendo assim, devemos ler a tabela periódica como se fosse um texto, de cima para baixo e da esquerda para a direita. Então partindo deste sentido normal de leitura, o primeiro elemento químico que você vai encontrar é o número atômico 1, que é o hidrogênio, representado pela letra “H”.
Como é a representação do elemento químico?
Os elementos químicos são representados por meio de uma sigla, na qual a letra inicial é maiúscula e que pode vir acompanhada de uma ou duas letras minúsculas.
Como ler um átomo?
Número Atômico
- O número atômico, representado pela letra Z maiúscula, corresponde ao número de prótons existentes no núcleo dos átomos (Z = p).
- O átomo é formado de partículas subatômicas chamadas de prótons (p), com carga positiva, de nêutrons (n), eletricamente neutros, e ainda por elétrons (e), de carga negativa.
Quais são os elementos químicos da tabela periódica?
No total, a nova Tabela Periódica possui 118 elementos químicos (92 naturais e 26 artificiais). Cada quadrado especifica o nome do elemento químico, seu símbolo e seu número atômico.
Qual é a história da tabela periódica?
Em 2019, a tabela periódica completa 150 anos e foi criada uma resolução das Nações Unidas e da UNESCO para que esse seja o Ano Internacional da Tabela Periódica dos Elementos Químicos como forma de reconhecimento de uma das criações mais influentes e importantes da ciência. Veja também: História da Tabela Periódica.
Quais são as famílias da tabela periódica?
Famílias ou grupos: corresponde às linhas verticais da tabela periódica, a tabela atual é constituída por 18 famílias. As principais famílias estão destacadas em verde na figura acima, vejamos:
Qual a tabela periódica da IUPAC?
Foi assim que, em 30 de dezembro de 2015, a IUPAC (sigla, em inglês, de International Union of Pure and Applied Chemistry) anunciou, formalmente, a inclusão de novos elementos na Tabela Periódica: Unúntrio ( 113 Uut), Unumpêntio ( 115 Uup), Ununséptio ( 117 Uus) e Ununóctio ( 118 Uuo).