Tem como saber se está grávida pelo exame Papanicolau?
Tem como saber se está grávida pelo exame Papanicolau?
Com o resultado do preventivo, é possível diagnosticar precocemente condições como IST's, infecções vaginais, tumores e lesões precursoras do câncer de colo uterino (comumente causado pelo vírus HPV). Ao contrário do que algumas pessoas acreditam, o exame de prevenção não é capaz de detectar a gravidez da mulher.
Quais alterações podem aparecer no preventivo?
O exame de papanicolau é feito com o objetivo de identificar alterações no útero, que podem incluir:
- Infecções vaginais, como tricomoníase, candidíase ou vaginose bacteriana por Gardnerella vaginalis;
- Doenças sexualmente transmissíveis, como clamídia, gonorreia, sífilis ou HPV;
- Câncer de colo do útero;
Qual é o exame preventivo?
O exame preventivo (também conhecido como papanicolau) é um exame de células do colo do útero que são raspados e colocado em um slide para análise microscópica.
Qual o exame preventivo para a mulher?
O exame preventivo é indicado para investigar alterações no útero que podem trazer complicações para a mulher, sendo realizada principalmente para: Verificar sinais de infecções vaginais, como tricomoníase, candidíase e vaginose bacteriana, principalmente por Gardnerella sp.;
Como fazer o exame preventivo para câncer?
Tão importante quanto realizar o exame é buscar o resultado e apresentá-lo ao médico. Negativo para câncer: se esse for o primeiro resultado negativo, a mulher deverá fazer novo exame preventivo um ano depois. Se ela já tem um resultado negativo no ano anterior, deverá fazer o próximo exame preventivo daqui a três anos;
Qual a utilidade do exame preventivo na gravidez?
O exame preventivo tem a utilidade de identificar alterações nas células do colo do útero e vagina para detectar precocemente lesões ou doenças como câncer do colo do útero. Dessa forma, o resultado que o preventivo fornece não é capaz de informar gravidez.