Como ler a filosofia?

Índice

Como ler a filosofia?

Como ler a filosofia?

Antes de começar a ler, escreva num papel os principais pontos de vista do autor. Preste atenção na estrutura do texto também. Se for um ensaio, leia o primeiro e último parágrafo; se você ainda não entendeu a opinião do autor, vá para o meio do texto. Se for um livro, leia o índice e depois o discurso de abertura.

Como começar a ler livros de filosofia?

  1. Entenda as diferentes áreas da Filosofia. ...
  2. Comece pela Grécia. ...
  3. Trace relações entre a Filosofia e o contexto histórico. ...
  4. Leia resumos antes de começar a estudar um movimento ou uma obra. ...
  5. Confira se as teorias são aplicáveis aos dias atuais. ...
  6. Faça e refaça exercícios.

Como escrever um livro de filosofia?

Um texto filosófico é uma forma de exprimir os pontos de vista pessoais sobre um determinado assunto filosófico. O primeiro passo para produzir um texto filosófico é escolher um assunto ou questão a ser trabalhada.

Quais são as principais características de uma leitura filosófica?

O texto filosófico, de um modo geral, propõe uma tese e a defende através de argumentos. ... Considerando tudo isso, o objetivo da leitura de um texto filosófico não é tomar conhecimento de algo, não é informar-se, não é deleitar-se esteticamente com as palavras.

Como se faz um texto de Filosofia?

Um texto filosófico é uma forma de exprimir os pontos de vista pessoais sobre um determinado assunto filosófico. O primeiro passo para produzir um texto filosófico é escolher um assunto ou questão a ser trabalhada.

O que propõe um texto filosófico?

O texto filosófico, de um modo geral, propõe uma tese e a defende através de argumentos. Ele não é um texto literário e a elegância de estilo, além de não ser obrigatória, pode constituir uma inimiga do rigor e da precisão. ... O objetivo da leitura, no caso da filosofia, é o entendimento do texto.

Quais livros para iniciar na filosofia?

Quais livros de filosofia ler?

  • 381 a.C. – A República (Platão) ...
  • 1513 – O Príncipe (Nicolau Maquiavel) ...
  • 1781 – Crítica da Razão Pura (Immanuel Kant) ...
  • 1883 – Assim Falou Zaratustra (Friedrich Nietzsche) ...
  • 1927 – Ser e tempo (Martin Heidegger) ...
  • 1958 – A Condição Humana (Hannah Arendt) ...
  • 1991 – O Mundo de Sofia (Jostein Gaarder)

Qual livro de filosofia ler primeiro?

Se você quer começar a estudar filosofia, mas não sabe muito bem por onde começar, não precisa mais esperar as cartas de um professor misterioso, como Sofia Amundsen, do best-seller "O mundo de Sofia".

Quais são os livros de filosofia mais introdutórios?

Livros de filosofia mais ou menos introdutórios. Os textos são em sua maioria fontes primárias. Não se vê aqui ajuda alguma ao leitor além do aprendido nos prolegômenos e é efetivamente aqui que a experiência filosófica se inicia. Ao estudante preocupado com vestibulares e testes do tipo, recomendamos o Compêndio de Filosofia de E. P. Tsui-James .

Como aprender a ler textos filosóficos?

É possível aprender a ler textos filosóficos – textos dissertat... PUBLICIDADE BATE-PAPO UOL MEU NEGÓCIO Cursos Pagseguro PagBank Educação sac Produtos Conteúdo Exclusivo Universinho UOL Economia+ UOL Mail UOL Play UOL Med Bate-papo UOL UOL ads Clube UOL UOL Segurança Digital UOL Assistência Técnica UOL Leia+ UOL Resolve UOL Loja de Jogos

Qual é a história da filosofia?

Uma Breve História Da Filosofia, de Nigel Warburton Uma jornada histórica pelo mundo da filosofia que viaja mais de dois mil anos no tempo para trazer ao leitor as principais ideias dessa arte de pensar. É um livro curto, didático, divertido e descomplicado: perfeito para quem encara a filosofia como um prazer!

Quais livros exigem maior domínio do filósofo?

Aqui o leitor já foi habituado a leituras um pouco mais árduas – caso o tenha feito corretamente. Os livros seguintes exigem maior domínio do texto filosófico e não raro exigirão até o dobro do tempo de leitura dos apresentados no nível 2. Como apoio pode-se usar a coleção Companions&Companions do filósofo correspondente.

Postagens relacionadas: