Como entender a planta baixa de uma casa?
Índice
- Como entender a planta baixa de uma casa?
- Como interpretar a planta de um apartamento?
- Como ler projeto de laje?
- Como é feita a planta baixa?
- Qual o valor de uma planta de um imóvel?
- Como se lê um projeto estrutural?
- Como é a planta da sua casa?
- Por que as plantas baixas são feitas à mão?
- Como é feita a planta humanizada?
- Quais são os tipos principais de plantas?

Como entender a planta baixa de uma casa?
Identificação e medidas Nessa planta, cada cômodo aparece identificado por escrito. Logo abaixo, há sua área em metros quadrados. Também é possível saber qual o comprimento de cada parede, uma informação que aparece sempre próxima das respectivas paredes. A suíte número 1, por exemplo, tem paredes de 3,73 m2 e 2,97 m2.
Como interpretar a planta de um apartamento?
Por exemplo, as plantas, geralmente, são realizadas em escala 1:50 ou 1:100 e em centímetros. Se a representação estiver em 1:50 significa que os cômodos desenhados são 50 vezes menores que o tamanho original deles. Já em 1:100, um aposento que na realidade mede 3×5 metros, vai medir 3×5 centímetros na planta.
Como ler projeto de laje?
Para ler a planta estrutural da laje, é necessário se familiarizar com alguns termos, como por exemplo quantidade, nome, espaçamento, comprimento e bitola da farragem.
Como é feita a planta baixa?
A planta baixa é um desenho em escala que mostra a relação entre quartos, espaços e características físicas vistas de cima. Uma planta baixa também pode ser chamada de planta de casa, planta arquitetônica, desenho arquitetônico, ou simplesmente planta.
Qual o valor de uma planta de um imóvel?
Para fazer o projeto arquitetônico e estrutural, custará em média entre 30 a 50 reais o metro quadrado e mais as taxas da prefeitura para a liberação. Para fazer somente a planta arquitetônica e estrutural em media 30,00 metro quadrado.
Como se lê um projeto estrutural?
Como ler um projeto estrutural e ao que você deve se atentar
- 1) Planta de locação. A planta de locação é um desenho cuja a sua função é posicionar as fundações corretamente no terreno. ...
- 2) Planta de forma. ...
- 3) Detalhamento das armaduras. ...
- Considerações finais.
Como é a planta da sua casa?
A planta da casa, nos leva a ver como é a sua distribuição de cômodos, tendo representados as salas, garagem, quartos com armários embutidos, todas as portas e janelas, banheiros com as louças sanitárias, a cozinha com bancada, fogão e geladeira. Entretanto tudo isto é representado com simbolos, muitos deles derivados de sua aparência real.
Por que as plantas baixas são feitas à mão?
Por muito tempo, as plantas baixas foram feitas à mão por arquitetos. Hoje, graças a softwares especializados, é possível criá-las no computador e até mesmo inovar no campo. Uma dessas novidades é a planta humanizada, em que os elementos da planta baixa de um apartamento aparecem coloridos, texturizados e iluminados, como no exemplo abaixo:
Como é feita a planta humanizada?
Como se pode notar, o processo de leitura e os elementos são os mesmos. Se for feita de maneira fiel, a planta humanizada traz ainda mais informações sobre o imóvel, como os tipos de piso, e facilita a visualização do ambiente o mais próximo possível da realidade.
Quais são os tipos principais de plantas?
Aprenda os 3 tipos principais de plantas. Elas podem ser divididas em 3 tipos principais: plano, elevação e corte. Cada um fornece uma visão específica em 2 dimensões do projeto de construção. A visão plana mostra horizontalmente o projeto de construção visto de cima. Ela geralmente fica em um plano 75cm acima do chão.