Como ler o relógio comparador?

Índice

Como ler o relógio comparador?

Como ler o relógio comparador?

Medição direta

  1. O instrumento deve ser fixado em um suporte que trabalha em conjunto com um desempeno;
  2. Encostar a superfície de contato no desempeno e aplicar a pré-carga;
  3. Girar o mostrador até o traço com o zero (0) fique alinhado com o ponteiro;
  4. Ler a condição inicial dos ponteiros, comparando com o mostrador;

Como calibrar o relógio comparador?

Para calibrar um relógio comparador é necessário que a calibração seja feita por meio de um dispositivo específico, de modo que o relógio possa ser montado perpendicularmente, em oposição à cabeça de um micrômetro. A leitura pode ir de 0,001 mm até à medida superior desejada.

Como ler Paquimetro com relógio?

No relógio, o ponteiro dá uma volta completa (360°) a cada milímetro de avanço e seu mostrador tem cem divisões. Deste modo, cada traço que o ponteiro “varre” representa o avanço de 1/100 do milímetro ou um centésimo de milímetro.

Como se ler um micrômetro?

Como ler micrômetro em milímetros Os traços do tambor valem 0,01mm. Basicamente, a leitura é observar quantos traços de 1mm o tambor ultrapassou e somar com o valor do traço do tambor. Por exemplo: o tambor ultrapassou o traço de 14mm + o que fica entre o 14 e o 15, que vale 0,5mm. Já temos 14,5mm.

Qual o princípio de funcionamento de um relógio comparador?

O funcionamento de um relógio comparador está baseado numa haste de comando em cuja extremidade é rosqueada uma ponta de medição. Um pequeno movimento dessa haste é transmitido para um pinhão e daí através de um conjunto de engrenagens para um ponteiro o qual indica no mostrador.

O que é um relógio comparador?

O Relógio comparador realiza a medição indireta de peças, comparando-as com um padrão pré-estabelecido. Ele é composto por um relógio analógico, uma haste e uma ponta de contato retrátil.

Postagens relacionadas: