O que o exame de eletroencefalograma detecta?
Índice
- O que o exame de eletroencefalograma detecta?
- Como fazer a leitura do eletroencefalograma?
- Que tipo de anomalia pode ser encontrada no exame de eletroencefalograma?
- Quais são as ondas da atividade elétrica do córtex cerebral detectadas no eletroencefalograma EEG )?
- Quanto tempo demora para sair o resultado do eletroencefalograma?
- O que significa atividade irritativa no eletroencefalograma?
- Qual o valor de um exame de eletroencefalograma?
- O que é distúrbio da atividade elétrica cerebral?
- Como interpretar um eletroencefalograma?
- Quais os cuidados na realização do eletroencefalograma?
- Quanto tempo dura o eletroencefalograma?
- Qual a periodicidade do eletroencefalograma?

O que o exame de eletroencefalograma detecta?
Exame não invasivo, o eletroencefalograma (EEG), é o registro gráfico das correntes elétricas espontâneas desenvolvidas no cérebro.
Como fazer a leitura do eletroencefalograma?
Também observadas enquanto o indivíduo está acordado, as ondas beta (13 -30 HZ) indicam concentração e estado de alerta. A sonolência costuma apresentar ondas teta (4-7 HZ), que mostram uma atividade cerebral reduzida. Já as ondas delta (4-0 HZ) têm relação com o sono profundo.
Que tipo de anomalia pode ser encontrada no exame de eletroencefalograma?
O que pode ser detectado no eletroencefalograma?
- Sangramento anormal (hemorragia)
- Estrutura anormal no cérebro (como um tumor)
- Morte de algum tecido que bloqueia o fluxo cerebral (pode ser causado por AVC)
- Abuso de drogas ou álcool.
- Enxaqueca e outros tipos de cefaleia.
- Epilepsia.
- Distúrbios do sono (como narcolepsia)
Quais são as ondas da atividade elétrica do córtex cerebral detectadas no eletroencefalograma EEG )?
O EEG normal em vigília mostra ondas alfa senoidais de 50 muV, entre 8 e 12 Hz, que oscilam nos lobos parietal e occipital, e ondas beta de 10 a 20 muV, > 12 Hz, no lobo frontal, mescladas com ondas teta de 4 a 7 Hz, de luV.
Quanto tempo demora para sair o resultado do eletroencefalograma?
O EEG fornece uma avaliação transversal da atividade elétrica cerebral no período de realização do exame, que geralmente tem a duração mínima de 20 minutos.
O que significa atividade irritativa no eletroencefalograma?
1 - O que significa atividade irritativa no eletroencefalograma? É um achado de exame que pode ou não estar relacionado com alterações ou doenças neurológicas (pode ser encontrado em pessoas "normais"). A presença deste tipo de alteração está relacionado com a ocorrência de convulsões ou epilepsia.
Qual o valor de um exame de eletroencefalograma?
Este tipo de exame pode ser realizado gratuitamente pelo SUS, desde que tenha indicação médica, mas também é realizado em clínicas de exames particulares, com um preço que pode variar entre os 1 reais, dependendo do tipo de encefalograma e do local que faz o exame.
O que é distúrbio da atividade elétrica cerebral?
Nas doenças convulsivas, a atividade elétrica cerebral é periodicamente alterada, derivando, em algum grau, de uma disfunção transitória do cérebro. Muitas pessoas têm sensações estranhas logo antes do início de uma convulsão.
Como interpretar um eletroencefalograma?
É por isso que saber como interpretar um eletroencefalograma é fundamental para alcançar um laudo assertivo, oferecendo suporte ao diagnóstico de problemas neurológicos, distúrbios do sono e demências. Neste artigo, vou apresentar informações completas sobre o chamado exame de cabeça.
Quais os cuidados na realização do eletroencefalograma?
Cuidados na realização do eletroencefalograma e do laudo de EEG, portanto, são também um instrumento de auxílio na promoção de informações corretas sobre doenças neurológicas. Existem diferentes modalidades de eletroencefalograma, o que varia de acordo com a indicação do médico, tanto neurologista quanto clínico geral.
Quanto tempo dura o eletroencefalograma?
A maioria dos eletroencefalogramas (EEG de rotina) dura entre 20 e 40 minutos. Já o EEG que une estados de sono e vigília costuma durar entre 8 e 12 horas. Dependendo da suspeita clínica, recomendação do médico solicitante e resultados observados durante o exame, o exame pode se estender por mais horas e até dias. Riscos do ...
Qual a periodicidade do eletroencefalograma?
Não há uma periodicidade exata para fazer um eletroencefalograma. Pessoas que tem distúrbios neurológicos podem fazer o exame com mais frequência, enquanto pessoas que não tem alterações ou sintomas podem fazer o exame apenas uma vez ou poucas vezes durante a vida.