O que fazer quando um idoso está com depressão?
Índice
- O que fazer quando um idoso está com depressão?
- Por que a depressão é bem comum nos idosos?
- Quais os sinais e sintomas que os profissionais de saúde devem estar atentos para identificar depressão em idosos?
- Porque idoso só quer ficar deitado?
- Quais os tipos de depressão em idosos?
- O que é a escala de depressão geriátrica?
- Como é feito o diagnóstico da depressão nos idosos?
- É critério maior para diagnóstico de depressão no idoso?
- Quando a pessoa só quer ficar deitada?
O que fazer quando um idoso está com depressão?
Por isso, separamos algumas dicas para aprender a lidar com a depressão em idosos.
- Dê atenção. ...
- Tenha tempo de lazer. ...
- Permita que o idoso faça as coisas que gosta.
- Não deixe o idoso sozinho por grandes períodos. ...
- Não ignore o acompanhamento psicológico.
Por que a depressão é bem comum nos idosos?
Os idosos também passam por muitas mudanças na sociedade que, algumas vezes, podem ser de difícil compreensão para quem não está acostumado. Além de tudo, o organismo começa a ficar mais sensível nessa idade. Por conta disso (e outros fatores), é natural que, com o tempo, possa surgir um quadro de depressão em idosos.
Quais os sinais e sintomas que os profissionais de saúde devem estar atentos para identificar depressão em idosos?
Os profis- sionais da saúde que lidam com este grupo etário devem ficar atentos aos sintomas depressivos mascarados, como dores ines- pecíficas, adinamia, insônia, perda de peso e queixas subjetivas de perda da memória, evitando imputar estas queixas ao envelhe- cimento pois os tratamentos disponíveis melhoram muito os ...
Porque idoso só quer ficar deitado?
A sonolência excessiva em idosos pode ser sinal do desenvolvimento de demência ou outras patologias, principalmente se ela ocorrer no período diurno, vendo que o sono possui um papel importante para a saúde humana, mas em excesso pode ser sinal de problemas graves.
Quais os tipos de depressão em idosos?
Em pacientes idosos, além dos sintomas comuns, a depressão costuma ser acompanhada por queixas somáticas, hipocondria, baixa auto-estima, sentimentos de inutilidade, humor disfórico, tendência autodepreciativa, alteração do sono e do apetite, ideação paranóide e pensamento recorrente de suicídio.
O que é a escala de depressão geriátrica?
A Escala de Depressão Geriátrica - Geriatric Depression Scale (GDS) (Quadro 1), desenvolvida por Yesavage, é um dos instrumentos mais comumente aplicados para rastreamento de depressão entre a população idosa6.
Como é feito o diagnóstico da depressão nos idosos?
Em pacientes idosos, além dos sintomas comuns, a depressão costuma ser acompanhada por queixas somáticas, hipocondria, baixa auto-estima, sentimentos de inutilidade, humor disfórico, tendência autodepreciativa, alteração do sono e do apetite, ideação paranóide e pensamento recorrente de suicídio.
É critério maior para diagnóstico de depressão no idoso?
Para estabelecer o diagnóstico de transtorno depressivo maior, os critérios do DSM-IV especificam que pelo menos cinco dos nove sintomas que se seguem devem estar presentes: humor deprimido, redução do interesse ou prazer em todas ou quase todas as atividades, perda ou ganho de peso, insônia ou hipersonia, agitação ou ...
Quando a pessoa só quer ficar deitada?
Clinomania é um distúrbio Ou seja, sofrem de um distúrbio real e preocupante. A clinomania se trata do desejo incontrolável de ficar deitado, dormindo ou não; e mesmo sem sentir qualquer sinal de melancolia. Idosos também são considerados mais vulneráveis à doença.