Como lidar com uma pessoa Borderline?
Índice
- Como lidar com uma pessoa Borderline?
- O que fazer com um Borderline em crise?
- Como é o relacionamento de uma pessoa com Borderline?
- Como lidar com um namorado borderline?
- Como se livrar de um borderline?
- Quais são os sintomas do transtorno Borderline?
- Como lidar com quem tem Borderline?
- Qual a diferença entre Borderline e transtorno bipolar?
- Qual é o significado da palavra Borderline?
Como lidar com uma pessoa Borderline?
Veja algumas dicas sobre como lidar com uma pessoa com Transtorno Borderline:
- Demonstre que você se importa.
- Tenha clareza na comunicação.
- Não utilize palavras de acusação.
- Sempre pense com empatia.
- Preste atenção aos gatilhos.
- Não contribua nos ataques de fúria.
- Reconheça sempre que possível.
O que fazer com um Borderline em crise?
Já o transtorno de personalidade borderline exige diferentes cuidados, conforme cada crise. Em alguns momentos, esses pacientes podem precisar de medicamentos estabilizadores de humor, em outros, de antidepressivos, ansiolíticos ou até antipsicóticos. A psicoterapia também é imprescindível para a maioria dos pacientes.
Como é o relacionamento de uma pessoa com Borderline?
O relacionamento com uma pessoa com Borderline deve ser cauteloso. Por conta da insegurança natural da patologia, muitas vezes o parceiro acaba reforçando comportamentos que agravam os sintomas como por exemplo a questão do ciume exacerbado.
Como lidar com um namorado borderline?
O primeiro passo é “Regule as suas próprias emoções”. Quando a crise surge, é fácil responder de forma, também, emocional. A proposta é que pare, tome atenção ao seu corpo e à sua postura. Que mantenha uma expressão neutra e que consiga validar-se a si próprio, percebendo de onde surgem as suas emoções e aceitando-as.
Como se livrar de um borderline?
A psicoterapia é a principal aliada no tratamento da perturbação de personalidade borderline. Ter apoio de um psicoterapeuta, separadamente ou em casal, pode ajudar a pessoa com personalidade borderline a ter insights, comunicar-se melhor, resolver conflitos e melhorar os comportamentos e as relações.
Quais são os sintomas do transtorno Borderline?
Comportamentos autolesivos são comuns em diagnosticados com o Transtorno Borderline. Em momentos de instabilidade dos afetos, a dor física é usada como válvula de escape. Além disso, são pessoas com um risco aumentado de suicídio, manifestando ameaças e realizando tentativas em momentos de extrema angústia.
Como lidar com quem tem Borderline?
Com tudo isso, como lidar com quem tem borderline? Em função de toda esta instabilidade e tendências à agressividade para com outros e para consigo mesmo, é difícil lidar com alguém que a gente ama e tem borderline. É frequente que os comportamentos desencadeiem sentimentos de frustração, raiva ou tristeza, em quem está próximo. NÃO PARE AGORA...
Qual a diferença entre Borderline e transtorno bipolar?
Saiba mais: Especialista responde: qual a diferença entre borderline e transtorno bipolar? Com tudo isso, como lidar com quem tem borderline?
Qual é o significado da palavra Borderline?
Daí a aplicação da palavra “borderline” (“limite” no inglês). O Borderline também é comumente classificado como Transtorno de Personalidade Limítrofe. A Associação Norte-Americana de Psiquiatria, define nove sintomas comuns ao distúrbio, descritos no Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (DSM-V).