O que dizer para uma pessoa que perdeu o cachorro?
O que dizer para uma pessoa que perdeu o cachorro?
Dê conselhos para superar a perda
- guardar em uma caixa os objetos e lembrança do animal de estimação;
- conversar com os amigos para ajudar a aliviar a dor;
- olhar as fotos para se lembrar dos bons momentos com o pet, caso ela se sinta confortável;
- não se isolar;
- não se sentir culpado pela morte do bichinho.
Qual é a melhor maneira de lidar com o luto?
Como o luto costuma vir junto da reclusão, o diálogo é muito importante para superá-lo. Se você está passando por esta fase, experimente conversar sobre a perda. Escolha uma pessoa de sua confiança e conte o que sente, fale como a perda aconteceu. Se o seu luto for relacionado a uma morte, não torne isto um tabu.
Como encarar a morte?
Encarar a morte não é uma tarefa fácil. Mesmo, seguindo o clichê, sendo essa a única certeza da vida, poucas pessoas estão preparadas para garantir que se trate de um processo tranquilo (na medida do possível, evidentemente).
Qual o prazo para superar a morte?
Não defina um prazo para superar a morte. O processo do luto pode levar muito tempo. Algumas pessoas superam a perda em meses, outras em anos. Mesmo depois de muito tempo, é possível sentir alguns lapsos de dor, principalmente em datas comemorativas especiais. [16]
Qual a regra para lidar com a morte?
Algumas pessoas ficam mais tempo em uma fase do que em outra, outras passam por mais de uma fase ao mesmo tempo, etc. Não há uma regra quando o assunto é lidar com a morte. Alguns indivíduos são capazes de seguir com a vida rapidamente, sem sequer experimentar alguma das fases do luto.
Posso estar com alguém que tem uma doença grave?
Estar com alguém que tem uma doença grave é extremamente doloroso. Sentir tristeza, dores emocionais e às vezes até físicas são normais, pois pode existir aí algo que chamamos de luto antecipatório, que é sentir a perda antes dela de fato acontecer.