O que fazer para curar a gagueira infantil?
O que fazer para curar a gagueira infantil?
Como deve ser o tratamento da gagueira na infância
- Não interromper a criança enquanto estiver falando;
- Não desvalorizar a gagueira e nem chamar a criança de gaga;
- Manter contato visual com a criança;
- Ouvir a criança com atenção;
- Tentar falar mais devagar com a criança.
Tem como ficar gago?
Verdade. “Toda criança, quando começa a falar, passa por uma fase onde ela gagueja como se estivesse experimentando as palavras”, explica Leny. Essa fase se chama gagueira fisiológica e, ocasionalmente, pode se desenvolver para um quadro de gagueira crônica. “Não é comum adultos ficarem gagos”, explica Leny.
Quais são os sintomas da gagueira infantil?
Os sinais e sintomas da gagueira infantil normalmente aparecem na idade pré-escolar, entre 2 anos e meio e 3 anos de idade. A gagueira infantil caracteriza-se por repetições de sons ou sílabas das palavras, que resultam em bloqueios ou prolongamentos da fala, principalmente entre as palavras.
Por que a gagueira pode acontecer?
A gagueira é um tipo de distúrbio que não tem uma motivação exata para acontecer, mas ela pode ser desencadeada por algumas causas, como: Genética: a ciência comprovou a presença de genes envolvidos no surgimento e na manutenção da gagueira, por isso, é comum haver mais de um membro da família com este tipo de condição;
Quais são os sinais para uma gagueira?
Para algumas crianças, no entanto, estas podem ser sinais que deveriam nos alertar para uma possível gagueira, especialmente se a família tem história positiva.
Qual a causa primária da gagueira?
A teoria Johnsoniana, datada de 1955, diz que a gagueira é o resultado de uma ansiedade causada pela influência negativa dos pais sobre uma fala inadequada de sua criança. Como já se sabe, não há nenhuma pesquisa que comprove que os pais sejam a causa primária da gagueira ( 3 ).